A história de um grupo: uma visão analítica do uso da contação de histórias para romper a transmissão do silêncio

Autores/as

  • Deena R. Harris Associação Psicanalítica Americana

Palabras clave:

Transmissão de trauma, Contação de histórias, Perpetradores, Sobreviventes, Estereótipos, Identidade

Resumen

Descreve-se um grupo bem-sucedido de crianças composto de filhos de perpetradores nazistas e filhos de sobreviventes do Holocausto. A contação e escuta de histórias de outros são decisivas para a elaboração do próprio legado e as internalizações. O grupo usou este modelo com outros grupos em conflito ativo. O processo deste grupo é considerado a partir de um ponto de vista analítico (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deena R. Harris, Associação Psicanalítica Americana

Psicanalista Membro Efetivo da Associação Psicanalítica Americana

Citas

BAROCAS, H. A.; BAROCAS, C. B. (1979). Wounds of the fathers: the next generation of holocaust survivors. International Review of Psycho-Analysis. v. 3, p. 331-340.

BAR-ON, Dan (1989). Legacy of Silence. Cambridge: Harvard U. Press.

_____. (1993). First Encounter between children of survivors and children of perpetrators in the holocaust. Journal of Humanistic Psychology. v. 33, n. 4, p. 6-14.

_____. (2006). Tell your life story: creating dialogue among jews and germans, israelis and Palestinians. Budapest: C.E. Press.

_____. et al. (Ed.) (2000). Bridging the gap. Hamburg: Koerber.

BERGMAN, M.; JUCOVY, M. E. (Ed.) (1982). Generations of the holocaust. New York: Basic Books.

BION, W.R. (1961). Experiences in groups and other papers. London: Tavistock.

BRUNER, J. (1990). Acts of Meaning. Cambridge: Harvard University. Press.

CLAY, Catrine. Children of the third reich. London: BBC production; Time Watch, 1993. 1 DVD (50 min)

DANIELI, Yael (1984). Psychotherapists’ participation in the conspiracy of silence about the holocaust. Psychoanalytic Psychology. v. 1, n. 1, p. 23-42.

EPSTEIN, Helen (1979). Children of the holocaust. New York: Penguin Books.

GRINBERG, Leon (1993). New introduction to work of Bion. New Jersey: Jason Aronson.

GUBRICH-SIMITIS, Ilse G. (1981). Extreme traumatization as cumulative trauma. Psychoanaltyic Study of the Child. v. 36, p.415-50.

HARDTMANN, Gertrud. (1982). Shadows of the past. In: BERGMANN, M. S.; JUCOVY, M.E. (Ed.) Generations of The Holocaust. New York: Columbia U. Press.

KESTENBERG, Judith, (Ed.) (1982). The persecutor’s children. In: BERGMANN, M. S.; JUCOVY, M. E. (Ed.) Generations of the Holocaust. New York: Columbia U. Press.

LAUB, D.; AUERHAHAN, N. (1985). Knowing and not knowing the Holocaust. Psychoanalytic Inquiry. v.5, n.1.

MONTVILLE, Joseph V. (1990). The psychological roots of ethnic and sectarian terrorism. In: VOLKAN, Vamik D.; JULIUS, D. A.; MONTVILLE, Joseph V. (Ed.). The psychodynamics of international relationships. Lexington: Lexington Books, 1991. p. 163-180.

NIEDERLAND, W.G (1981). The survivor syndrome: further observations and dimensions. J. Amer. Psychoanal. Assn. v. 29, p. 413-425.

SHAPIRO, R. L. (1991). Psychoanalytic theory of groups and organizations. J. Amer. Psychoanal. Assn. v. 39, p. 759-781.

SICHROVSKY, Peter (1988). Born guilty: children of nazi families. New York: Basic Books.

VARDI, Dina. (1982). Memorial candles: children of the Holocaust. Tavistock: Routledge.

VOLKAN, Vamik (2004). Blind trust: large groups and their leaders in times of crises and terror. Charlottesville: Pitchstone.

WIEDERHORN, Jessica. (2005). Testifying in the grey zone: testimonies from the Shoah Foundation Oral History Collection. Presented at Oral History Association, Providence: R.I. Unpublished paper.

WIESEL, Elie (1999). The perils of indifference. Speech given at the White House on Apr. 12.

Publicado

2020-03-27

Cómo citar

Harris, D. R. (2020). A história de um grupo: uma visão analítica do uso da contação de histórias para romper a transmissão do silêncio. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 15(1), 91–122. Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/484