Psicanálise fora do lugar: a banalização dos conceitos psicanalíticos

Autores/as

  • Luis Carlos Menezes Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Resumen

O autor, levando em conta o contexto atual em que se dá rápida expansão da psicanálise em nosso meio, considera algumas vertentes pelas quais, ao se banalizarem conceitos, criamse modalidades descaracterizadas da clínica. Destaca, nesta perspectiva, alguns conceitos que para ele são referências indispensáveis da clínica psicanalítica, como o de sexualidade e o de pulsão, o de inconsciente e o de transferência e examina a incidência de algumas versões "banalizadas" destes, sobre o fazer clínico. Faz a hipótese que nas correntes que não privilegiam tais conceitos, outros, fundamentalmente equivalentes, desempenham função semelhante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Carlos Menezes , Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Citas

BIRMAN, J. (1988). "Alquimia no sexual". In Teoria da prática psicanalítica (n° 6).Campus, pp. 65 92.

FéDIDA, P. "Nome, figura e memória". São Paulo: Escuta,1991, p.46.

MENEZES, L.C. "Questões sobre o ódio e a destrutividade na metapsicologia freudiana". Revista Percurso, n° 7 (1991), pp. 1723.

Publicado

2023-06-16

Cómo citar

Carlos Menezes , L. . (2023). Psicanálise fora do lugar: a banalização dos conceitos psicanalíticos. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 1(2), 61–68. Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1129

Número

Sección

Artigos