Palavra, ritmo e jogo: fios que dançam no processo de simbolização

Autores

  • Victor Guerra Associação Psicanalítica do Uruguai.

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v20i3.110

Palavras-chave:

simbolização, ritmo, intersubjetividade, continuidade, descontinuidade, lei materna, jogo, fort-da, menino dos cordões

Resumo

No presente artigo, o autor desenvolve o tema do processo de simbolização no processo de subjetivação da criança, tomando como ponto de referência e análise o papel do polo da presença do outro em sua função simbolizante. Isso implica em conceituar a simbolização a partir de uma perspectiva intersubjetiva. Para isso, também é tentado um diálogo com as contribuições da arte a partir de escritores como J. L. Borges e S. Hustvedt e seu conceito de ritmo e entreidade. Toma-se como um dos pontos fundamentais desenvolver o tema do ritmo a partir de diferentes perspectivas e afirma-se a hipótese do papel da lei materna como princípio organizador do vínculo, em consonância com o papel da lei paterna. Faz-se uma análise mais detalhada do jogo do fort-da e do papel da atenção do terceiro no jogo elaborativo. Também é analisado o caso do menino dos cordões, de Winnicott, para abrir um espaço de reflexão sobre o papel estruturante do jogo e do terceiro na constituição psíquica.

 

Word, rhythm and game: dancing wires in the process of symbolization

In this paper, the author develops the theme of the symbolization process regarding the child subjectivity process, using as a point of reference and analysis, the role of the other’s presence pole in his symbolizing function. This, implies on conceptualizing symbolization from an intersubjective perspective. To do so, it is proposed a dialogue with art contributions from writers such as J. L. Borges and S. Hustvedt and their concept of rhythm and betweenness. One of the key points is to develop the theme of rhythm from different perspectives and to assert a hypothesis of the role of maternal law as the organizing principle of the bond, in consonance with the role of paternal law. A detailed analysis of the fort-da game and of the attention role of the third in the elaborative game will be done. It is also analysed Winnicott’s case of a boy and his strings, in order to open a space for reflection on the role (structural or defective) of the game and of the third in the psychic constitution.

Keywords: symbolization, rhythm, intersubjectivity, continuity, discontinuity, maternal law, game, fort-da, boy and his strings.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Guerra, Associação Psicanalítica do Uruguai.

Psicólogo, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica do Uruguai.

Referências

Abraham, N. & Torok, M. (1987) L’Ecorce et le Noyau. [Paris]: Flammarion.

Altmann de Litvan, M. et. al. (1998). Juegos de amor y de magia entre la madre y su bebe: La canción de cuna. Montevideo: Unicef.

Alvarez, A. (1991). Compañía viva. [S.l.]: Bibilioteca Nueva.

Andrade, E. de (2011). Prosa. [Porto]: Modo de Ler.

Bernardi, R., Diaz Rossello, J. L. & Schkolnik, F. (1983) Ritmos y sincronias en la relación temprana madre-hijo. Revista Uruguaya de Psicoanalisis, 61, 93-100.

Borges, J. L. (2001) Arte Poética. [Buenos Aires]: Critica.

Casas de Pereda, M. (1999). En el camino de la simbolización: produccion de sujeto psíquico. Buenos Aires: Paidos.

Chnaiderman, M. (2001) Carnes e almas: devorando metáforas In E. L. A. de Sousa, E. S. Tessler & A. Slavutzky. A invenção da vida: arte e psicanálise (pp. 155-75). Porto Alegre: Artes e Oficios.

Ciccone, A. (2001). L’eclosion de la vie psychique. In A. Ciccone, Y. Gauthier, B. Golse & D. Stern. Naissance et developpement de la vie psychique (pp. 11-37). Ramonville Saint-Agne: Érès.

_____ (2007). Rythmicité et discontinuité des expériences chez le bébé inconsolable.In A. Ciccone & D. Mellier. Le bébé et le temps (pp. 13-38). Paris: Dunod.

Cortázar, J. (1990). Rayuela. [Buenos Aires]: Catedra.

Díaz Rossello, J. L., Guerra, V., Rodriguez, C., Strauch, M. & Bernardi, R.(1991). La madre y su bebe: primeras interacciones. Montevideo: Roca Viva.

Fédida, P. (1978). L’abscence. [Paris]: Gallimard.

Freud, S. (1900). La interpretación de los sueños (Tomo V). Buenos Aires: Amorrortu.

_____ (1915). Lo inconsciente (Tomo XIV). Buenos Aires: Amorrortu.

_____ (1919). Mas allá del principio del placer (Tomo XVIII). Buenos Aires: Amorrortu.

Gadamer, H. G. (1977). La actualidad de lo bello. Barcelona: Paidos.

Gaddini, R. (1980). La renegación de la separación. In D. W Winnicott et. al. D. W. Winnicott (pp. 107-15). Buenos Aires: Trieb.

Garbarino, H. (1986). Estudios sobre Narcisismo. Montevideo: Asociación Psiconalítica del Uruguay .

Garcia, J. (1998) Discusión de la conferencia de J. Laplanche: la teoría de la seducción generalizada y la metapsicología. Revista Uruguaya de Psicoanálisis (En línea), (87), não paginado.

Golse, B. (2001). Du corps à la penseé. Paris: PUF.

_____ (2006). L’être bebe. Paris: PUF.

Grammont, M. (1967). Le vers francais, ses moyens d’expression, son harmonie. Paris: Delagrave.

Gratier, M. (2001). Harmonies entre mère et bébé. Enfances & Psy, (13), 9-15.

Green, A. (1994). De locuras privadas. Buenos Aires: Amorrortu.

_____ (1998). La pulsion de muerte. Buenos Aires: Amorrortu.

Guerra, V. (2001). Inquietud, hiperactividad y falso self motriz. Presentado en la Sesion Cientifica de la Asociacion Psicoanalitica del Uruguay.

_____ (2007). Le rythme: entre perte et retrouvailles. Spirale, 4 (44), 139-46.

_____ (2011). Reflexões sobre o destino de um luto: “Retrato de un homen invisível” a escrita e o falso self motriz. Revista de Psicanalise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 18 (2), 277-94.

_____ (©2012) El complejo de lo arcaico y la Estética de la Subjetivación (inédito).

Haag, G. (2004). Temporalités rythmiques et circulaires dans la formation des représentations corporelles et spatiales au sein de la sexualité orale. In F. Richard & F. Urribarri (Eds.) Enjeux pour une psychalyse contemporane (pp. 181-92). Paris: PUF.

Hustvedt, S. (2001). En lontananza. Barcelona: Circe.

Maldiney, H. (1974). Regard, espace, parole. Lausanne: L’Âge d’homme.

Marcelli, D. (2000). La surprise: chatouille de l’âme. Paris: A. Michel.

Milner, M. (1952). El papel de la ilusión en la formación de símbolos. In M. Klein. Nuevas direcciones en Psicoanálisis. Buenos Aires: Paidos.

Pontalis, J. B. (1980). Encontrar, acoger lo ausente. In D. Winnicott. Realidad y Juego (Prologo). Buenos Aires: Gedisa.

Roussillon, R. (1991). Paradoxes et situations limites de la psychanalyse. Paris: PUF.

_____ (2003). La separation et la présense In A. Barbé & J. M. Porte. La séparation (pp. 15-34). Paris: In Press.

Stern, D. (1977). La relación madre-hijo. Madrid: Morata.

_____ (1990). El mundo interpersonal del infante. Buenos Aires: Paidos.

_____ (2011). Le forme vitale:l’experienza dinámica in Psicologia, nell’arte, in psicoterapia e nello sviluppo. Milano: Raffaelo Cortina.

Szwec, G. (1993). Les procédés autocalmants par la recherche repetitive de l’excitation: Les gáleriens volontaires. Revue Francaise de Psychosomatique, (4), 27-51.

Tustin, F. (1990). Barreras autistas en pacientes Neuróticos. Buenos Aires: Amorrortu.

Winnicott, D. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Publicado

10-12-2013

Como Citar

Guerra, V. (2013). Palavra, ritmo e jogo: fios que dançam no processo de simbolização. Revista De Psicanálise Da SPPA, 20(3), 583. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v20i3.110