Sublimação e cultura: o impudor de enunciar e a língua materna
Keywords:
Sublimação, Cultura, Linguagem, Semiosis, Pulsão, Enunciação, Enunciado, Proust, Colette, Hegel, Klein, MãeAbstract
Este artigo está centrado sobre o lugar da linguagem na sublimação e mostra que é pela linguagem que a sublimação é intrinsecamente e inevitavelmente cultural, nesse sentido sendo portadora de criatividade, o que, precisamente a distingue do recalcamento e da idealização. Nesta perspectiva, a autora analisa aqui as práticas textuais de Colette e de Proust. Questiona-se sobre a cultura moderna e aborda o papel da mulher, mais particularmente da maternidade, contestando a posição freudiana segundo a qual as mulheres seriam pouco aptas às sublimações pulsionais (AU)
Downloads
References
ARAGON, L. (1954). Madame Colette. Les Lettres françaises, 12-19 août, 1954. In.: Kristeva, J. Le Génie féminin, Paris: Fayard,2002. tome III.
BALDACCI, J.L. (2004). Dès le debut... La sublimation? Bulletin de la Société Psychanlytique de Paris, n. 74, nov/dec 2004.
COLETTE (1910). La Vagabonde. In: ______. OEuvres complètes, Paris:Gallimard, coll. “bibliothèque de la Pléiade”, 1984. tome I.
______. (1941). Journal à rebours. In: ______. OEuvres complètes, Paris:Gallimard, coll. “bibliothèque de la Pléiade”, 2001. tome IV.
FREUD, S. (1910). Du Sens opposé des mots originaires. In: ______. OEuvres complètes, Paris:PUF, 1993. tome X. tr. fr. Janine Altounian, André Bourguignon, Pierre Cotet, Alain Rauzy.
______. (1923) Appendice C de la Métapsychologie. In: ______. OEuvres complètes, Paris: PUF, 1992. tome XVII.
______. (1925) La Négation. In: ______. OEuvres Complètes, Paris:PUF, 1992. XVII, tr. fr. Jean Laplanche.
______. (1930a) Le Malaise dans la culture. In: ______. OEuvres Complètes, Paris:PUF, 1994. tr. fr. Pierre Cotet, René Lainé, Johanna Stute-Cadiot, tome XVIII.
______. (1930b) Le Malaise dans la culture. In: ______. Oeuvres complètes, Paris:PUF, 2002. tr. fr. P. Cotet, R. Lainé,J. Stute-Cadiot, tome XVIII.
______. (1932) Nouvelle Suite des leçons d’introduction à la psychanalyse. In: ______. OEuvres complètes, Paris:PUF, 1995. tr. fr. Janine Altounian, André Bourguignon, Pierre Cotet, Alain Rauzy, Rose-Marie Zeitlin, tome XIX.
HEGEL, G.W.F. (1944). La Phénoménologie de l’esprit. Paris:Aubier-Montaigne, 1944. coll. “Philosophie de l’esprit”, tr. fr. Jean Hyppolite, tome II.
KLEIN, M. (1930). Klein, Essais de psychanalyse. Paris:Payot, 1967. tr. fr. M. Derrida.
KRISTEVA, J. (1969). Pour une sémiologie des paragrammes. In: ______. Semeiotikè, Essais pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969.
______. (2000). Le Génie féminin, Melanie Klein. Paris:Fayard, tome II.
______. (2002). Le Génie féminin, Collete. Paris:Fayard, tome III.
PROUST, M. (1921-22). Sodome et Gomorrhe. In: ______. Oeuvres complètes, Paris:Gallimard, coll. “Bibliothèque de La Pléiade”, 1988.tome III.
______. (1927). A la recherche du temps perdu, Le Temps retrouvé. In: ______. Oeuvres complètes, Paris: Gallimard, coll. “Bibliothèque de la Pléiade”, 1989. tome IV.
SECHAUD, É. (2004). Perdre, sublime”. Bulletin de la Société Psychanalytique de Paris, n.74, nov/dec 2004.
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.