Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v1i1.457Abstract
Apesar de existir somente desde 1983, a ideia da publicação de um boletim de noticias da SPPA já havia desde há muito sido cogitada. Parece que esse período de "latência" foi necessário para que o Boletim pudesse afinal aparecer. Um período de latência é às vezes uma précondição indispensável para uma modificação estrutural. Porque deve ser assim, não sabemos. Freud acreditava que a latência humana era uma herança filogenética, um dos fatores responsáveis pela emergência das condições para a neurose. A verdade é que a latência humana é um momento de alteração estrutural como jamais ocorreu ou voltará a ocorrer no desenvolvimento ontogenético. Durante a latência, constroem-se estruturas, direcionam-se interesses e todo o mundo instintivo do sujeito sofre o impacto da redistribuição das catexias. E o que é mais interessante: sem a ocorrência desses fenômenos todos, os sêres humanos não alcançariam a possibilidade de se tornar adultos e autônomos. A ideia do Boletim de Notícias teve de esperar para que pudesse afinal encontrar os meios e a forma de expressar-se tal como hoje ele é. A composição de forças e a configuração dos elementos que permitiram o surgimento do Boletim só se concretizou em 1983. Penso que assim nascem as instituições, as obras de arte, as pessoas... O aparecimento delas é fruto de um momento favorável que deve ser aproveitado. Os Arquivos também tiveram a sua latência. A ideia de ampliar o Boletim, dando-lhe a feição de uma revista científica, já data dos primeiros tempos de sua existência. A publicação do Boletim, por outro lado, estimulou membros e candidatos, fazendo-os desejar uma publicação que acolhesse suas contribuições psicanalíticas. Tanto uma quanto outra dessas duas "correntes de ideias" como as chamaria Freud, desaguaram no nascimento dos Arquivos.
Os Arquivos devem pois ao Boletim de Notícias da SPPA sua chegada. Foi a acolhida que o Boletim mereceu nesses 7 anos o argumento final para a criação dos Arquivos. Ele pode ser encarado pois como uma espéçie de apêndice científico do Boletim que, no entanto, continuará sua trajetória com a mesma feição de agora. Eu penso que no futuro, os Arquivos poderão engolfar o Boletim... Talvez Arquivos tenha (tenham?) duas edições anuais, porque, ao contrário do Boletim, os Arquivos são onerosos. Editado pela Comissão do Boletim, este será por-tanto o número um, volume um, ano um, mil novecentos e oitenta e oito. Este "número um" publica os trabalhos realizados pelos candidatos durante o 42 anos de sua formação. Os Arquivos estão assim preservando a memória desses trabalhos, bem como permitindo sua difusão entre os membros da Sociedade. Os Arquivos pretendem ser a memória e o veículo de trabalhos científicos não só de candidatos; estará à disposição de membros da Sociedade e que queiram dele se utilizar. A publicação de material científico nos Arquivos ficará sujeita à aprovação da Comissão Científica e, quando se tratar de candidato, da autoriza-ção do Diretor do Instituto. A Presidência queria que esta Apresentação fosse escrita por toda a Comissão do Boletim - Paulo, Kunzler, Mabilde. Queria, assim, de um só golpe, garantir a extensão para o futuro, pela fiança e comprometimento dos mais moços. Mas, apesar de escrevê-la só, a Comissão, onde fui voto vencido, assim julgou devia ser, sei que Arquivos não está só. Esta cercado de simpatia e confiança. Vida longa, Arquivos!
Paulo Martins Machado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.