Marnie, confissões de uma ladra

Cinema e Psicanálise

Autores

  • César Luís de Souza Brito Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Alfred Hitchcock, Psicanálise, Cinema

Resumo

Uma obra de arte é uma obra aberta à interpretação do espectador, do olhar de quem a observa, como bem o sabemos. Um autor, ao tornar pública sua obra, automaticamente renuncia ao controle da interpretação. Assim, o filme Marnie, confissões de uma ladra, de Alfred Hitchcock, pode ser pensado a partir de diversos vértices.

Trabalho apresentado no Ciclo de Cinema e Psicanálise – SPPA – Secretaria da Cultura/RS, IECINE/RS – 1999.

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Biografia do Autor

César Luís de Souza Brito, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Graduado pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade de Psicanálise de Porto Alegre.

Referências

PENOT, Bernard: Figuras da recusa: aquém do negativo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Publicado

07-12-2000

Como Citar

de Souza Brito, C. L. (2000). Marnie, confissões de uma ladra: Cinema e Psicanálise. Revista De Psicanálise Da SPPA, 7(3), 529–535. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/980