Dando tempo ao tempo

tentativas de gênero na psicanálise: Ou, o analista em busca de forma...

Autores

  • Luciane Falcão

Palavras-chave:

sexualidade, transexualidade, processo de subjetivação, investimento narcísico

Resumo

A autora traz comentários realizados a partir do texto de Patrícia Gherovici, ambos apresentados na Plenária do Congresso da Fepal, de 2022, cujo título era Dando Tempo ao Tempo: Tentativas de Gênero na Psicanálise. Percorre uma série de questionamentos surgidos a partir da escuta da experiência analítica de P. Gherovici com pacientes transexuais. Centraliza a discussão em três pontos: (1) como ocorreria o processo de subjetivação do indivíduo trans? (2) como ocorre o processo analítico apresentado a partir de exemplos da clínica de P. Gherovici e (3) como ocorre a construção da identidade do psicanalista, como ele olha e percebe uma pessoa transexual e ainda qual o papel da sua própria sexualidade infantil nesse processo. Complementa tais questionamentos trazendo algumas expressões da arte contemporânea relacionadas ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Falcão

Psicóloga, Psicanalista, Analista Didata e Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Referências

Bixa travesty (2018). Documentário Brasileiro. Direção de Cláudia Priscilla e Kiko Goifman. Produção de Evelyn Mab.

Blestcher, F. (2017). La sexualidad infantil más acá del género y de la sexuación: extravíos y encaminamientos de la teoría sexual. In _____. Sobre infantilismo da Sexualidade (pp. 63-84). Porto Alegre: Sulina.

Falcão, Luciane (2020). O sexual primordial: ingrediente da inquietante estranheza? Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 27(3), 697-713.

Freud, S (2010). O Inquietante. In S. Freud. Sigmund Freud: obras completas (Vol. 14, pp. 328-376). São Paulo: Cia das Letras. (Trabalho original publicado em 1919).

Gherovici, P. (2023). Tempo de mudança: o gênero em transição. Revista de Psicanálise da SPPA, 30(3), xx-xx.

Green, A. (1983). Le narcisisme de vie, narcisisme de mort. Paris: Minuit. (Trabalho original publicado em 1966).

Lacan, J. (2005). O seminário, livro 10: a angústia. Jorge Zahar. (Trabalho original publicada em 1962-1963).

Meltzer, D. (1994). A apreensão do belo: o papel do conflito estético no desenvolvimento, na violência e na arte. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988).

Roussillon, R. (2023). O narcisismo e a análise do Eu. São Paulo: Blucher.

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Falcão, L. (2023). Dando tempo ao tempo: tentativas de gênero na psicanálise: Ou, o analista em busca de forma. Revista De Psicanálise Da SPPA, 30(3). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/969