Autodestrutividade na adolescência: entre repetição e elaboração

Autores

  • Irene Ruggiero Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Palavras-chave:

Auto-destrutividade, Adolescência, Contra-transferência, Repetição, Elaboração

Resumo

Adolescentes que manifestam seus problemas de modo autodestrutivo geralmente têm histórias pessoais caracterizadas por séria disfunção parental e uma experiência familiar instável. Nestes casos, os analistas vêem-se forçados a trabalhar num clima de risco iminente, o que cria problemas contratransferenciais específicos. Estes são explorados neste artigo através do relato de uma seqüência clínica a respeito de uma adolescente, a qual, depois de ter sido completamente abandonada aos quatorze anos pelo pai, passou a apresentar actings sexuais cada vez mais perigosos e compulsivos, com o objetivo de evacuar uma intolerável dor mental, antes mesmo de ser capaz de senti-la. O material clínico apresentado mostra um momento de transformação de uma ação repetitiva a um esboço de elaboração (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Ruggiero, Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Psicanalista Membro da Sociedade Psicanalítica Italiana (SPP)

Referências

BION, W. (1970). Attention and interpretation. London: Heinemann.

Birksted -Breen , D. (2003). Time and the après coup. Int. J. Psycho-anal. v. 84, n. 6, p. 1501-1516.

BOLLAS, C. (1987). L’ombra dell’oggetto. Roma: Borla, 1989.

Cahn , R. (1998). L’adolescent dans la psychanalyse: l’aventure de la subjectivation. Paris: PUF.

DONNET, J.-L. (1999). Patients limites, situations limites. In: ANDRÉ, J. et. al. Les états limites. Paris: PUF, p. 123-149.

FREUD, S. (1914). Ricordare, ripetere, rielaborare. In: Opere di Sigmund Freud. v. 7. Torino: Boringhieri, 1975, p. 353-361.

Jeammet , P. (1992). Psicopatologia dell’adolescenza. Roma: Borla.

LEVY, R. (2007). Adolescenza: rifugi narcisistici, distruttività e dilemmi del controtransfert. In: Attività al Centro Psicoanalitico di Bologna. Bologna, genn. 2007.

RIOLO, F. (2006). Ricordare, ripetere, rielaborare: un lascito di Freud alla psicoanalisi futura. In: Incontro APA-SPI, 5. Bologna, febbr. 2006.

RUGGIERO, I. (2006). Consultation in adolescence : hurried, terminable and interminable. Int. J. Psycho-anal. v. 87, p. 537-554.

WINNICOTT, D. (1961). Adolescenza: il dibattersi nella bonaccia. In: . La famiglia e lo sviluppo dell’individuo. Roma: Armando, 1968, p. 107-118.

. (1968a). Concetti contemporanei sullo sviluppo dell’adolescente e loro implicazione per l’educazione superiore. In: . Gioco e realtà. Roma: Armando, 1974, p. 229-248.

. (1968b). L’uso di un oggetto e l’entrare in rapporto attraverso identificazioni. In: . Gioco e realtà. Roma: Armando, 1974, p. 151-164.

Publicado

27-03-2021

Como Citar

Ruggiero, I. (2021). Autodestrutividade na adolescência: entre repetição e elaboração. Revista De Psicanálise Da SPPA, 14(2). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/782

Edição

Seção

Artigos