A adolescência hoje, entre liberdade e imposição

Autores

  • Philippe Jeammet Instituto Mutualiste Montsouris

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v16i2.726

Palavras-chave:

Adolescência, Dependência, Evolução social, Paradoxo e patologia dos limites, Psicopatologia psicanalítica

Resumo

A evolução da sociedade mudou nosso olhar sobre certos aspectos da psicopatologia. A ênfase se desloca da patologia dos conflitos, favorecida por uma sociedade repressiva, para uma patologia dos laços, dos limites e da dependência, facilitada por uma sociedade liberal. A problemática pulsional da agressividade ou da sexualidade não pode mais ser pensada de outra forma que não seja numa dialética com a questão da identidade dos limites, do medo da devoração ou do abandono pelas pessoas investidas. As falhas do narcisismo, assim como a importância das relações inseguras precoces desses sujeitos, ocupam lugar preponderante na compreensão dessas patologias. A adolescência é um momento privilegiado de expressão dessa problemática. É, de fato, um revelador do paradoxo ligado à necessidade do adolescente de afirmar sua autonomia e, ao mesmo tempo, de receber dos adultos a força e a segurança interna que lhe faltam. Essa evolução questiona os modelos clássicos da psicoterapia. A abordagem psicopatológica psicanalítica permanece importante para orientar respostas terapêuticas coerentes, desde que ela mesma aceite evoluir em sua conceitualização e ser interrogada pelas transformações da expressão clínica e pela evolução dos conhecimentos biológicos (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Jeammet, Instituto Mutualiste Montsouris

Chefe do serviço de psiquiatria do adolescente e do jovem adulto. Instituto Mutualiste Montsouris. F 75014 Paris.

Referências

GREEN A., (1982). Après-coup, l’archaïque. Nouvelle Revue de Psychanalyse, 26, 195-215.

JEAMMET Ph., CORCOS M., (2001). Evolution des problématiques à l’adolescence: L’émergence de la dépendance et ses aménagements. In : Références en Psychiatrie. Paris: Doin .

WIDLÖCHER D. (1995). Pour une métapsychologie de l’écoute psychanalytique. Rev. Franç. de Psychanalyse, numéro spécial Congrès: métaphysiologie, Ecoute et transitionnalité, 1721-1786.

Publicado

09-11-2020

Como Citar

Jeammet, P. (2020). A adolescência hoje, entre liberdade e imposição. Revista De Psicanálise Da SPPA, 16(2), 219–234. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v16i2.726