O método de observação de lactentes de Bick: um caminho rumo ao pensar psicanalítico e sua aproximação da comunidade. Experiência de Seminário de Discussão de Trabalho (Work Discussion) com professoras de um jardim maternal
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v18i2.683Palavras-chave:
Psicanálise, Observação de lactantes, Educadores, Prevenção na primeira infânciaResumo
A experiência que pretendo comunicar é a que realizei ao longo destes anos como coordenadora do seminário de discussão de trabalho (Work Discussion) em dois hospitais do Município de Buenos Aires. Ali organizamos, através da Fundação Kamala, criada em homenagem a nossa mestra Kamala Di Tella, o curso completo de observação de lactentes, modelo Tavistock, experiência que me colocou diante da riqueza de uma variada gama de emoções através do material aportado generosamente por diferentes profissionais que, na sua maioria, trabalham em diferentes áreas desses hospitais. O objetivo de um seminário como o de discussão de trabalho, criado por Martha Harris (Klauber 1999), discípula e sucessora de Mrs. Bick, é levar o pensamento psicanalítico às relações interpessoais desdobradas em diferentes cenários assistenciais (escolas, serviços de pediatria, de neonatologia, instituições para crianças de rua, etc.). Ou seja, propiciar oportunidades para que o profissional possa detectar o clima emocional suscitado ali e tentar descobrir os fatores inconscientes envolvidos na sua própria tarefa, além de conhecer as implicações dos mesmos no trabalho em realização. O método de Mrs. Bick facilita esse caminho da psicanálise para a sociedade, beneficiando a compreensão e o crescimento das crianças (AU)
Downloads
Referências
KLAUBER, T. (1999). Observation at work. The application of infants observation and its teaching
to seminar work discussion. Int. J. of Infant Observation, v. 2, n. 3, 1999.
KLEIN, M. (1946). Notas sobre algunos mecanismos esquizóides. In: Obras Completas. v. 3,
Buenos Aires: Paidós, 1980.
MELTZER, D.; HARRIS, M. ( 1990). Familia y comunidad. Buenos Aires: Spatia.
. (1992). Claustrum. Buenos Aires: Spatia, 1994.
SEGAL, H. (1979). Melanie Klein. New York: The Viking Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.