Memória e morte severinas: duas abordagens de João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v20i2.68Palavras-chave:
psicanálise aplicada, psicanálise e cultura, morte e vida, ciclo da vida, João Cabral de Mello NetoResumo
A questão da cultura é e sempre foi um elemento central na psicanálise. O binômio psicanálise e cultura está presente em toda obra de Freud e cada vez mais se evidencia a necessidade da inserção do psicanalista na sociedade e o estabelecimento de diálogo com outras disciplinas. Através da psicanálise, memórias são revividas para serem compreendidas e ressignificadas. O encontro de dois saberes nas particularidades da literatura e da psicanálise é um exercício fecundo que permite reflexões a partir de diferentes abordagens que contribuem para a integração do conhecimento na busca da compreensão do homem e sua realidade. O professor Homero Vizeu Araujo apresenta no seu texto a obra e o poeta João Cabral nas suas particularidades. A psicanalista Marlene Silveira Araujo conta uma história que inicia a partir do encontro entre os autores, que, articulando aspectos do passado e do presente, buscam reconstruir, nas entrevistas e relatos apresentados no texto, dados biográficos do poeta e aspectos da sua produção literária em que aparecem motivações inconscientes.
Severino’s death and life: two approaches to João Cabral de Melo Neto
Culture is and has always been a key element in psychoanalysis. The binomial psychoanalysis and culture is present in the whole of Freud’s work and the need for the insertion of the psychoanalyst in the society and for the installment of dialogues with other disciplines is more and more evident. Through psychoanalysis memories are reenacted to be understood and resignified. The encounter of two knowledges in the particularities of literature and of psychoanalysis is a fertile exercise which renders reflections starting from different approaches which contribute for the integration of knowledge in the searching for the understanding of men/women and their reality. Professor Homero Vizeu Araujo presents, in his text, the work and the poet João Cabral in his particularities. The psychoanalyst Marlene Silveira Araujo tells a story which begins in the authors’ encounter, articulating aspects of past and present and intending to reconstruct in the interviews and reports presented in the text, biographic data of the poet and aspects of the work in which unconscious motivations appear.
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