Prazer, gozo e realidade no mundo contemporâneo

Autores

  • José Edgardo Milmaniene Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Palavras-chave:

Gozo auto-erótico, Princípio do prazer, Alteridade, Perversões

Resumo

O autor aborda as diferenças existentes entre a realidade imperante na época freudiana e na época atual. Na modernidade, a realidade estava caracterizada por uma ordem repressiva que, embora favorecesse o surgimento da doença neurótica, permitia a rebeldia e o questionamento criativo. Na pós-modernidade, a defecção estrutural da figura do Pai e o colapso ético inerente ao enfraquecimento da legalidade geram uma realidade cultural que propicia as políticas de gozo – adições, transtornos alimentares e condutas transgressivas. Diante da não imposição do limite subjetivante e da não transmissão de valores éticos, o sujeito tende a naufragar numa pulsionalidade acéfala e num hedonismo egocêntrico que desconhece a alteridade. A contradição instala-se, então, entre o gozo auto-erótico e o princípio do prazer, de modo que a tarefa analítica consiste em delimitar o gozo para que o sujeito possa transcender seu universo narcisístico-pulsional e ter acesso, assim, ao plano sublimatório, caracterizado pelos prazeres discursivos. O autor insiste na necessidade de que os analistas sustentem uma prática clínica baseada na ética da diferença, já que o imaginário social busca desmentir das diferenças sexuais e geracionais. Com essa finalidade, mostra como se tende a abolir – inclusive por certas correntes analíticas – as categorias diagnósticas de saúde e doença psíquica; a validar o impreciso conceito de gênero; a exaltar as posições narcisísticas e a legitimar – como meros estilos existenciais – condições patológicas como o transexualismo e as perversões. Finaliza o artigo fazendo algumas considerações sobre a prática clínica atual que deve ser inscrita num horizonte de legalidade simbólica e deve estar destinada a delimitar, sem concessões, os gozos sem alteridade, para acessar criativamente o campo do princípio do prazer com a ética desiderativa que lhe é inerente (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edgardo Milmaniene, Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Membro titular didata da Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Referências

FIDANZA, E. (2010). El karma en una sociedad embrutecida [Internet]. La Nación, 23 out. 2010 [acesso em 30 jan. 2011]. Disponível em: http://m.lanacion.com.ar/1317858-el-karma-de-unasociedad-embrutecida.

FREUD, S. (1911). Formulaciones sobre los dos princípios del acaecer psíquico. In: Obras completas de Sigmund Freud. v. 10. Madrid: Biblioteca Nueva, 1968.

FREUD, S. (1925). Algunas consecuencias psíquicas de la diferencia sexual anatómica. In: Obras completas de Sigmund Freud. v. 3. Madrid: Biblioteca Nueva, 1968.

. (1920). Más allá del principio del placer. In: Obras completas de Sigmund Freud. v. 18. Buenos Aires: Amorrortu.

LACAN, J. (2006). El seminario: el sinthome. L.23. Buenos Aires: Paidós.

MILMANIENE, J. (2010). Clínica de la diferencia de tiempos de perversión generalizada. Buenos Aires: Biblos.

. (2008). La ética del sujeto. Buenos Aires: Biblos.

METROSSEXUAL [Internet]. Wikipédia; [2011] [capturado em 26 jan. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrossexualismo.

MILLOT, C. (1984). Exsexo: ensayo sobre transexualismo. Buenos Aires: Catálogos.

SWINGING [Internet]. Wikipédia; [2011] [capturado em 26 jan. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial%3APesquisar&redirs=1&search=troca+de+parceiro+&fulltext.

ZIZEK, S. (2008). Cómo leer a Lacan. Buenos Aires: Paidós.

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Milmaniene, J. E. (2020). Prazer, gozo e realidade no mundo contemporâneo. Revista De Psicanálise Da SPPA, 18(1), 63–75. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/608