Palavra da Editora

Autores

  • Lúcia Thaler Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre / International Psychoanalytical Association

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v25i3.381

Resumo

É com muito orgulho que me dirijo a todos neste momento em que comemoramos o aniversário de 55 anos de nossa querida Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, a SPPA, e de 25 anos de sua Revista de Psicanálise. Sinto-me honrada em ser eu hoje a pessoa que ocupa o cargo de Editora, que me possibilita homenagear nossa Sociedade e sua Revista. Antes de mais nada, quero agradecer às várias Diretorias que confiaram a mim esta importante tarefa. Necessário também agradecer aos Editores que me precederam e que, desde a fundação da Revista em 1993, lançaram as bases que qualificam nosso periódico. Foram eles os psicanalistas: Mauro Gus, José Carlos Calich, César Luís de Souza Brito, Anette Blaya Luz, Zelig Libermann e Tula Bisol Brum.

Agradeço muito especialmente à equipe competente e incansável, que compõe o Conselho Editorial da Revista, e à sua eficiente secretária, bem como a todos os colegas, funcionários e colaboradores que, ao longo desses 25 anos, fizeram parte da equipe editorial e ofereceram sua contribuição para que a Revista seja hoje um dos importantes veículos de transmissão do conhecimento psicanalítico em nosso país. E preciso igualmente agradecer a todos os colegas que têm enviado seus artigos científicos e aos que realizam conosco a seleção dos artigos para publicação.

A Revista de Psicanálise nasceu a partir do sonho e da determinação de nossos pioneiros, os quais cumpriram o objetivo de dar voz e visibilidade à psicanálise que é ensinada e praticada em nossa Sociedade. Desde o início, a Revista vem recebendo artigos de colegas daqui e de psicanalistas das mais variadas nacionalidades, tendo um alcance que supera as limitações de idioma. Nossa linha editorial sempre foi de pluralismo científico e de diálogo com as variadas teorias psicanalíticas, desde que aplicadas com ética e seriedade científica.

Queremos também dizer para aqueles que aqui estão e que, por não serem de nossa área, desconhecem a Revista que ela tem por objetivo divulgar a psicanálise enquanto método de tratamento clínico, mas que a SPPA e sua Revista têm também como missão dialogar com a comunidade e com a cultura – como, aliás, estamos fazendo hoje.

Desejamos conversar com nossos pares, mas igualmente com nossas comunidades. Neste sentido, a Revista sempre procurou prestigiar e formar parcerias com órgãos representativos da sociedade ampla, criando atividades de intersecção da psicanálise com a cultura, como, por exemplo, as que realizamos anualmente por ocasião da Feira do Livro de Porto Alegre. Buscamos igualmente organizar e publicar, em números temáticos ou seções especiais, atividades que a SPPA promove, como simpósios, ciclos de estudos, entrevistas e outras.

Privilegiamos também a publicação de ações de responsabilidade social que colegas da SPPA realizam em parceria com a Secretaria da Educação do município e com grupos de adolescentes de comunidades em vulnerabilidade social. Pensamos que esse conjunto de tarefas possibilita o cumprimento do fundamental papel de colaborar para a evolução do conhecimento e promoção da saúde e do bem-estar individual e social.

A Revista de Psicanálise da SPPA considera que é de sua responsabilidade divulgar a psicanálise que praticamos: aquela que estimula o pensamento e a compreensão das motivações humanas em sua complexidade, sem fáceis e falsos maniqueísmos (que proliferam especialmente em momentos de tensão como os que vivemos atualmente em nosso país). Da mesma forma, uma psicanálise que busca, para dentro e para fora de nossos consultórios, o alcance dos importantes valores do humanismo, da verdade, da liberdade de ser o que se é, da tolerância com as diferenças e da consideração com os demais.

Muito obrigada a todos. Muito obrigada e parabéns, SPPA.

Lúcia Thaler
Editora da Revista de Psicanálise da SPPA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

18-12-2018

Como Citar

Thaler, L. (2018). Palavra da Editora. Revista De Psicanálise Da SPPA, 25(3), 491–492. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v25i3.381

Edição

Seção

SPPA 55 anos - Edição comemorativa