Narcisismo, fetichismo, consumismo e exclusão social: articulações a partir do filme O cheiro do ralo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v21i1.31

Palavras-chave:

filme, O cheiro do ralo, narcisismo, fetichismo, consumismo, sociedade.

Resumo

A partir da análise do filme brasileiro O cheiro do ralo (Dahlia, 2007), o presente trabalho procura demonstrar uma possível origem metapsicológica da chamada cultura do narcisismo no caráter excludente da sociedade de consumo. Para tanto, discute-se a possibilidade de articulação entre o social e o psíquico no campo da psicanálise. Por fim, tecem-se considerações sobre o fetichismo, ainda a partir da película, visto sob a óptica da dimensão social do sintoma.

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Biografia do Autor

Bruno Shimizu, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e doutorando em Criminologia pela USP. Defensor Público do Estado de São Paulo.

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Shimizu, B. (2014). Narcisismo, fetichismo, consumismo e exclusão social: articulações a partir do filme O cheiro do ralo. Revista De Psicanálise Da SPPA, 21(1), 207–232. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v21i1.31

Edição

Seção

Artigos