O (im)pensável e o tempo anacrônico

Autores

  • Thomas H. Ogden
  • Idete Zimerman Bizzi

Palavras-chave:

Trauma, Pensamento, Impensável, Tempo anacrônico, Tempo diacrônico, Tempo sincrônico, Desastre ambiental, Enchente, Lúdico, Sonho

Resumo

Esse ensaio contém três escritos encadeados que abordam a temática do pensar humano e do fenômeno de evasão do pensamento sob circunstâncias extremas. Na primeira parte, a vivência da enchente de 2024 no estado do RS é descrita em um instantâneo, com impressões e emoções indigestas, que colocam em curso um pensar. A segunda parte do ensaio apresenta Pensamento analítico, breve escrito de Thomas H. Ogden, traduzido ao português, em que ele compartilha cinco de seus princípios fundamentais em psicanálise, argumentando que o pensamento analítico subjaz a todo pensamento criativo. Na terceira parte, os autores trazem pensamentos sobre o conceito de tempos analíticos, proposto por Ogden (2024) em recente publicação, e descrevem um modo complementar de experiência do tempo, que tipicamente se desenvolve frente a vivências em circunstâncias extremas. Tal fenômeno reflete a estagnação da vivência de tempo diacrônico, bem como de tempo sincrônico, com evitação ativa e maciça da experiência da passagem do tempo.  A essa experiência de um tempo morto, a serviço de um não-pensar, os autores propõem o nome de tempo anacrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas H. Ogden

Psicanalista de São Francisco, Estados Unidos da América, Instituto de Psicanálise da Califórnia
do Norte (PINC)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Idete Zimerman Bizzi

Psicanalista. Membro efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Referências

Bion, W. R. (1962). Learning from experience. London: Tavistock.

Green, A. (1993). Le travail du négatif. Paris: Minuit

Ogden, T. H. (2024). Rethinking the concepts of the unconscious and analytic time. International Journal of Psychoanalysis, 105(3), 279-291.

Publicado

19-03-2025

Como Citar

H. Ogden, T., & Zimerman Bizzi, I. (2025). O (im)pensável e o tempo anacrônico . Revista De Psicanálise Da SPPA, 32(1). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1374