Aceleração, simultaneidade, globalização, transformação sócio-econômica no fim do século
seus efeitos psíquicos
Resumo
O autor justifica metapsicologicamente alguns dos males sociais de nossa época. O vazio interior, a desconsideração nas
relações humanas, a aceleração do viver diário, a drogadição, entre outros. Desenvolve a relação entre os vínculos familiares
simbióticos, a ausência materna e a falta da função paterna na organização psíquica da criança, estimulada pelas novas formas
de trabalho que privilegiam a eficiência e advêm em acúmulo pulsional, falta de matiz afetivo e indiscriminação na constituição
da sensorialidade. Aborda o problema da identificação primária e a vinculação entre a falência da mesma com os vínculos de ter sobre os de ser, o problema da quantidade pulsional não tramitada, a aceleração e a indiscriminação na constituição do tempo. Postula que as situações de mudança se acompanham de violência como expressão da sufocação pulsional necessária, para alcançar novas complexidades e a necessidade de aceitar a fecundação pelos novos pensamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.