Intersubjetividade: análise de relatos em uma sessão vincular de um adolescente e sua mãe

Autores

  • Glenda Cryan Universidade de Buenos Aires (UBA)
  • Marcela Pitone Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES)
  • Roberta Gorischnik Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS)
  • Angeles Aparain Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Palavras-chave:

Relatos de casos, Apego, Vulnerabilidade, Violência, Intersubjetividade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a intersubjetividade (entendida como um espaço psíquico diferente daquele dos sujeitos que o constituem e que possibilitam o estabelecimento de uma nova realidade) em uma sessão de vínculo entre um adolescente violento e sua mãe. A análise será feita a partir da leitura psicanalítica de Maldavsky sintetizada no método de análise do discurso denominado Algoritmo David Liberman-ADL, (Maldavsky, 2001, 2004, 2005, 2013), que permite observar desejos, defesas predominantes, pensamento pré-consciente-consciente e suas falhas, focando na diferenciação das histórias centradas em terceiros daquelas centradas no próprio narrador. Por meio do discurso do adolescente e de sua mãe, foi possível observar o vínculo que eles conseguiram estabelecer ao longo de suas vidas, nas quais predominam situações de privação e vulnerabilidade psicossocial.

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Biografia do Autor

Glenda Cryan, Universidade de Buenos Aires (UBA)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Membro do Curso de Pesquisador Científico do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET, em espanhol). Membro do Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS) da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Professora de graduação e pós-graduação da Universidade de Buenos Aires (UBA e UCES). Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente (UBA).

Marcela Pitone, Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Membro do Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS, em espanhol) da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES).

Roberta Gorischnik, Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Membro do Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS, em espanhol) da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Docente do Mestrado em Família e Casal da Associação Psicanalítica de Buenos Aires (APdeBA).

Angeles Aparain, Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Membro Docente da Associação Psicanalítica Argentina (APA). Membro do Instituto de Estudos Avançados em Psicologia e Ciências Sociais (IAEPCIS, em espanhol) da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES).

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

Cryan, G., Pitone, M., Gorischnik, R., & Aparain, A. (2023). Intersubjetividade: análise de relatos em uma sessão vincular de um adolescente e sua mãe. Revista De Psicanálise Da SPPA, 30(2), 279–295. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1173