Sobre adolescência, luto e a posteriori
Resumo
Neste trabalho, desenvolve-se um exame crítico da difundida relação luto/adolescência, buscando delimitar sua verdadeira dimensão e refutar sua generalização (considerando o que foi exposto por autores diversos como A Freud, P. Blos, A. Aberastury e O. Fernández Mouján), a partir da perspectiva e definição colocadas por S. Freud em “Luto e melancolia”. Considerando a crítica à concentração da adolescência em torno dos lutos, o autor expõe sua dissidência e justifica a caracterização desse período como de conquistas e progressos em vez de perdas e lutos, assentando-se em conceitos freudianos como “prêmio de prazer”, bem como em uma caracterização diferente do processo de desenvolvimento. Especifica, a seguir, o que entende por problemática do enlutar-se e diferencia outros processos correlacionados – a desidealização – para penetrar na elucidação do processo adolescente recorrendo a diversos conceitos. Faz, depois, uma breve caracterização da problemática dos pais durante a adolescência dos filhos, para finalizar com uma síntese de suas reformulações e da caracterização da adolescência, bem como das conseqüências clínicas derivadas disso tudo no tratamento psicanalítico dos jovens.
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