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A menina-vento: hiperativa, desatenta e desafiadora. Quais os sentidos inconscientes de tais comportamentos desviantes?

Marielle Kellermann Barbosa

Resumo


A proposta deste trabalho é discutir, a partir do caso clínico de uma criançatrazida para atendimento aos 5 anos, o cenário médico-psiquiátrico noqual a paciente está inserida quando chega à análise e quais são ossignificados subjetivos que a família e a criança constroem a partir dacompreensão médica dos sintomas. O texto discute a patologização e amedicalização do comportamento, lógica distinta do pensamentopsicanalítico, que busca encontrar o sentido inconsciente docomportamento aparente. Com esse objetivo, a presente reflexão busca,na teoria da agressividade de Winnicott, possíveis hipóteses teóricas paracompreender os sentidos psíquicos de essa criança ser consideradadesatenta, hiperativa e desafiadora (termos dos diagnósticos médicos).Ilustra-se a reflexão com algumas passagens de sessões de análise.

Palavras-chave: caso clínico, criança, TDAH, cultura contemporânea,Winnicott, agressividade.

 

Abstract

The wind-girl: hyperactive, inattentive and challenging. What are theunconscious meanings of such deviant behaviors?

The purpose of this paper is to use the case of a child brought into our servicewhen she was five years old to discuss the medical-psychiatric scenario in whichthe patient was inserted when she came to analysis, and which were the subjectivemeanings that the child and her family constructed concerning the medicalunderstanding of the symptoms. The text discusses the pathologization andmedicalization of the behavior, a different kind of logics than the one used in thepsychoanalytic thinking – this latter seeking to find the unconscious reason forthe apparent behavior. The present discussion looks for possible theoreticalhypotheses into Winnicott’s aggression theory, in order to understand the psychicreasons why this child is considered to be inattentive, hyperactive, and defiant(terms of the medical diagnoses). Some passages of analytical sessions are usedto illustrate these reflections.

Keywords: clinical case, child, ADHD, contemporary culture, Winnicott,aggressiveness.

 

Resumen

La niña-viento: hiperactiva, desatenta y desafiante. ¿Cuáles son lossignificados inconscientes de tales comportamientos desviantes?

El propósito de este trabajo es discutir, desde el caso clínico de una niña, atendidapor vez primera a los cinco años, el escenario médico psiquiátrico en el que seinserta la paciente al llegar al análisis y cuáles son los significados subjetivos quela familia y la niña construyen, a partir de la comprensión médica de los síntomas.El texto analiza la patologización y medicalización del comportamiento, lógicadistinta del pensamiento psicoanalítico, que busca encontrar el sentido inconscientedel comportamiento aparente. Con este objetivo, la presente reflexión busca, enla teoría de la agresividad de Winnicott, posibles hipótesis teóricas para comprenderlos sentidos psíquicos de que esa niña sea considerada desatenta, hiperactiva ydesafiadora (términos de los diagnósticos médicos). Se ilustra la reflexión conalgunos trechos de las sesiones de análisis.

Palabras clave: caso clínico, niños, TDAH, cultura contemporánea, agresividad,Winnicott.


Palavras-chave


caso clínico, criança, TDAH, cultura contemporânea,Winnicott, agressividade.

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DOI: https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v22i1.116

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