Observações preliminares sobre as mudanças no setting psicanalítico ocorridas no distanciamento social em tempos de pandemia (Tele Psicanálise, uma nova modalidade de atendimento?)
Palavras-chave:
Tele psicanálise, Atendimento virtual, Psicanálise em tempos de pandemia da Covid-19Resumo
O presente artigo tem por objetivo contextualizar as mudanças no setting psicanalítico e na psicoterapia de orientação analítica decorrentes do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. São abordadas questões desde as combinações necessárias ao estabelecimento de um novo setting virtual, como o uso de tecnologia de comunicação apropriada e de plataformas on-line, até as implicações transferenciais e as contratransferências no campo analítico. Salienta-se que as observações sobre o novo setting psicanalítico virtual são ainda preliminares, pois essa modalidade de atendimento encontra-se em construção, uma vez que se trata de um campo ainda a ser mapeado devido ao pouco tempo para processar tais transformações com um exercício ético, adequado, capaz de desenvolver um verdadeiro e sólido processo analítico eficaz.
Downloads
Referências
Bion, W. R. (1985). Volviendo a pensar. Buenos Aires: Paidós. (Obra original publicada em 1962).
Conselho Federal de Psicologia (2020, 16 março). Coronavírus: comunicado sobre atendimento on-line. Recuperado de https://site.cfp.org.br.
Freud, S. (1969a). Psicologia das massas. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 87-179). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1921).
Freud, S. (1969b). O estranho. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 17, pp. 271-314). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1919).
Freud, S. (1969c). O mal-estar na civilização. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 21, pp. 73-171). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930).
Portaria nº 467, de 20 de março de 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Diário Oficial da União, nº 56-B, Brasília. Recuperado de: https://www.
in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996.
Segal, H. (1975). Introdução a obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1964).
Zaslavsky, J. & Santos, M.J.P. (2006). Contratransferência: teoria e prática clínica. Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Psicanálise da SPPA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.