Observações preliminares sobre as mudanças no setting psicanalítico ocorridas no distanciamento social em tempos de pandemia (Tele Psicanálise, uma nova modalidade de atendimento?)

Autores

  • Jacó Zaslavsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Tele psicanálise, Atendimento virtual, Psicanálise em tempos de pandemia da Covid-19

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contextualizar as mudanças no setting psicanalítico e na psicoterapia de orientação analítica decorrentes do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. São abordadas questões desde as combinações necessárias ao estabelecimento de um novo setting virtual, como o uso de tecnologia de comunicação apropriada e de plataformas on-line, até as implicações transferenciais e as contratransferências no campo analítico. Salienta-se que as observações sobre o novo setting psicanalítico virtual são ainda preliminares, pois essa modalidade de atendimento encontra-se em construção, uma vez que se trata de um campo ainda a ser mapeado devido ao pouco tempo para processar tais transformações com um exercício ético, adequado, capaz de desenvolver um verdadeiro e sólido processo analítico eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacó Zaslavsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Mestre em psiquiatria pela UFRGS. Professor e Supervisor dos Cursos de Extensão e de Especialização em Psiquiatria e Psicoterapia de Orientação Psicanalítica do Departamento de Psiquiatria da UFRGS e do Centro de Estudos Luiz Guedes. Membro do Conselho Editorial da revista Calibán – Fepal.

Referências

Bion, W. R. (1985). Volviendo a pensar. Buenos Aires: Paidós. (Obra original publicada em 1962).

Conselho Federal de Psicologia (2020, 16 março). Coronavírus: comunicado sobre atendimento on-line. Recuperado de https://site.cfp.org.br.

Freud, S. (1969a). Psicologia das massas. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 87-179). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1921).

Freud, S. (1969b). O estranho. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 17, pp. 271-314). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1919).

Freud, S. (1969c). O mal-estar na civilização. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 21, pp. 73-171). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930).

Portaria nº 467, de 20 de março de 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Diário Oficial da União, nº 56-B, Brasília. Recuperado de: https://www.

in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996.

Segal, H. (1975). Introdução a obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1964).

Zaslavsky, J. & Santos, M.J.P. (2006). Contratransferência: teoria e prática clínica. Porto Alegre: Artmed.

Publicado

04-08-2021

Como Citar

Zaslavsky, J. (2021). Observações preliminares sobre as mudanças no setting psicanalítico ocorridas no distanciamento social em tempos de pandemia (Tele Psicanálise, uma nova modalidade de atendimento?). Revista De Psicanálise Da SPPA, 28(2), 355–367. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/zaslavsky

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)