Nas trilhas do real: mais-além da psicologia do espectador
Palavras-chave:
psicanálise, estética, crítica de arte, real, imaginário.Resumo
O ensaio visa a discutir a relação entre psicanálise e reflexão sobre arte sob o prisma da problemática do olhar em Jacques Lacan, mas, neste caso, tal como apreendido pelo crítico e historiador da arte Hal Foster. A meu ver, conceber esta intersecção nos permitiria lançar luz sobre novas possibilidades de leitura da obra de arte, tendo em vista um paradigma de psicanálise não-aplicada. Assim, o artigo almeja tatear questões que se referem ao real lacaniano, propondo-se a questionar certos problemas que concernem à obra de arte contemporânea.
Downloads
Referências
Archer, M. (2001). Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes.
Aulagnier, P. (1979). A violência da interpretação: do pictograma ao enunciado. Rio de Janeiro: Imago.
Botella, C. & Botella, S. (2007). La figurabilité psychique. Paris: In Press.
Copjec, J. (1991). Vampires, brest-feeding, and anxiety. October, 58 (1): 24-43.
Foster, H. (1993). Postmodernism in parallax. October, 63 (1): 3-20.
______. (1996a). The return of the real: the avant-garde at the end of the century. Cambridge: MIT Press.
______. (1996b). The real thing. In K. Schampers & T. Schoon (Orgs). Cindy Sherman. Rotterdam: Museum Boijmans Van Beuningen.
Freud, S. (1919). Lo ominoso. In S. Freud, Obras completas (Vol. 17). Buenos Aires: Amorrortu, 1996.
Gober, R. (1993) Untitled (Man Coming out of a Woman). Recuperado em março de 2014 em http://www.pinterest.com/pin/402579654160720629/
Krauss, R. (1994). The optical unconscious. Massachussets: MIT Press.
Kruger, B. (1981). Your gaze hits the side of my face. Recuperado em março de 2014 em http://
www.nyu.edu/library/bobst/research/fales/exhibits/downtown/soho/sohoart/documents/kruger.html
Kuspit, D. (1995). The cult of the avant-gard artist. Cambridge; New York: Cambridge University Press.
Lacan, J. (1949). Estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos releva aexperiência psicanalítica. In J. Lacan, Escritos (pp. 96-103). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
______. (1998). O seminário: livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Zahar.
Merleau-Ponty, M. (1964). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva. 1984.
Prince, R. (1983). Too old for toys, too young for boys. Recuperado em março de 2014 em http://www.pasunautre.com/2012/06/25/too-old-for-toys-too-young-for-boys/
______. (1989). Untitled (Cowboy). Recuparado em março de 2014 em http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/2000.272
Shelley, M. (1818). Frankenstein: o moderno Prometeu. São Paulo: Martin Claret.
Sherman, C. (1977). Untitled Film Still #2. Recuparado em março de 2014 em http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/cindysherman/gallery/2/65-2.php
Sherman, C. (1992a). Untitled #250. Recuperado em março de 2014 em http://www.threadforthought.net/politics-mannequins-part-iii/
Sherman, C. (1992b). Untitled film still #255. Recuperado em março de 2014 em http://www.threadforthought.net/politics-mannequins-part-iii/
Zizek, S. (1991). Grimaces of the real, or when the fallus appears. October, 58 (1): 44-68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.