v. 31 n. 1 (2024): Bion: transformações, evoluções e expansões II

					Visualizar v. 31 n. 1 (2024): Bion: transformações, evoluções e expansões II

Celebrando os trinta anos da Revista de Psicanálise da SPPA, duas décadas após a Seção Especial Bion Comentado, Bion Comentado - Parte 1 , Bion Comentado - Parte 2 e Bion Comentado - Parte 3, e atentos ao contínuo interesse e propagação de estudos sobre a obra de Bion e seus seguidores, propomos a publicação de um novo volume com o eixo temático: Bion: Transformações, Evoluções e Expansões.

Frente aos desafios que atualmente nos são apresentados a partir das incessantes mudanças – climáticas, sociais, sanitárias, políticas, institucionais, religiosas, tecnológicas, entre outras –, bem como as identitárias e suas consequentes demandas psíquicas, pensamos ser oportuno refletir sobre o conceito de Transformações introduzido por Bion (1965).

Nosso objetivo é conhecer e publicar as realizações que evoluem e se expandem a partir de Transformações (1965) e suas invariâncias, ideias estas que seguem reverberando e influenciando a psicanálise contemporânea.

Bion, desde seus trabalhos iniciais publicados em Experiências com Grupos (1948-1951) deixou-nos um manancial de reflexões a partir de suas experiências pessoais. Sua originalidade segue nos desafiando a refletir sobre o encontro psicanalítico na dimensão do at-one-ment, enriquecendo o pensamento e a clínica psicanalítica.

Resgatando, atualizando e transformando, esperamos que este número possa oferecer aos leitores novos vértices, visões binoculares e multifocais, além de integrar diferentes produções que contribuam para a divulgação das pesquisas e dos desenvolvimentos teóricos e clínicos relacionados ao tema.

Publicado: 16-02-2024

Temas diversos