As feridas de Vilma

Autores

  • Stefano Bolognini Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Palavras-chave:

Trauma, Adolescência, Avós, Self, Contato Ego/Self, Transferência Especular, Transferência Gemelar

Resumo

O autor descreve o tratamento do caso de uma adolescente traumatizada. Essa descrição é feita com exemplificação direta, através do material das sessões, das dificuldades intrapsíquicas e interpsíquicas da paciente durante a terapia e fora desta. O aspecto específico desta contribuição situase na caracterização de uma contratransferência adequada – procurada e produzida por indução da paciente em relação às próprias necessidades inconscientes – adaptada ao de um avô. Ao analista é solicitado o desenvolvimento de uma função constante e paciente, próxima, mas não pulsionalmente acesa ou ardente, que alimente, ou aqueça, mantendo um baixo nível de evocação pulsional tanto no sentido da sexualidade quanto da agressividade. Propõe-se que a experiência traumática pode ser revivida e lentamente cicatrizada, se compartilhada com a lembrança experiencial também ao nível do self, mas com um procedimento suficientemente protegido e garantido que permita ir além da repetição traumática do trauma (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefano Bolognini, Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Membro da Sociedade Psicanalítica Italiana.

Referências

BALINT, M. ; BALINT, E. (1959). Thrills and regression. London: Tavistock, 1959.

BOLOGNINI, S. (2002). La empatia psicoanalitica. Buenos Aires: Lumen, 2004.

______. (2005). Reconsidering narcissism from a contemporary, complex psychoanalytic view. In: VARCHEVKER, A.; McGINLEY, E. (editores). Melancholia and narcissism through the life

cycle: psychoanalytic essays. London: New Library of Psychoanalysis; Routledge. No prelo.

FREUD, S. (1914 ). Ricordare, ripetere, rielaborare. In: Opere di Sigmund Freud. v. 12. Torino: Boringhieri, 2003, p. 147-152.

______. (1938). L’uomo Mosè e la religione monoteistica: tre saggi. In: Opere di Sigmund Freud. v. 23. Torino: Boringhieri, 2003, p. 7-134.

KOHUT, H. (1971). The analysis of the self. New York: Int. Univ. Press, 1971.

WINNICOTT, D. W. (1971). Playing and reality. London: Routledge, 2005.

Como Citar

Bolognini, S. (2005). As feridas de Vilma. Revista De Psicanálise Da SPPA, 12(3), 515–526. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/889