Argumento

Autores

  • Marilia Aisenstein Société Psychanalytique de Paris (SPP)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v11i2.648

Palavras-chave:

pulsão de morte, masoquismo originário, intricação pulsional

Resumo

O artigo descreve a função do masoquismo como guardião e garantia da vida, visto que é o testemunho e o vestígio da fusão das duas pulsões: libido, de uma parte, e pulsão de morte, de outra. São discutidos o nascimento da noção fundamental de intricação pulsional e a hipótese de um masoquismo originário que liga a destrutividade, principal tese do autor. A destrutividade só se torna sadismo quando é projetada. Essa concepção permite evitar o obstáculo de uma visão genética e propõe a projeção primária enquanto fundamento dos mecanismos posteriores de negação. O sadismo introjetado se transforma em auto-sadismo que, por sua vez, engendra a culpa. O autor procura, constantemente, evidenciar a nocividade da pulsão de morte. Para ele, o masoquismo é a primeira defesa contra a pulsão de morte e a defesa essencial contra ela. Discute a idéia de que o masoquismo fornece um lugar a toda atividade das duas pulsões, seja sua oposição, seja sua intricação. Apresenta a hipótese de que a excitação não é apenas o ponto de partida da mobilização de defesas e da constituição de sintomas e da patologia, mas também o sinal de uma reação da libido visando a uma reintricação pulsional, portanto uma resposta à pulsão de morte responsável, em última instância, pela patologia. Assim, é certo dizer que a relação masoquismo-doença vai não só no sentido do masoquismo à doença (uma deficiência de masoquismo provoca a doença), mas também no sentido da doença ao masoquismo (a excitação mostra que a libido se esforça para reintricar a pulsão de morte e aumentar, assim, o masoquismo a fim de lutar contra a doença) (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Aisenstein, Société Psychanalytique de Paris (SPP)

Psicanalista. Membro efetivo da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP)

Referências

DELEUZE, G. (1967). Présentation de Sacher-Masoch. Paris: Minuit.

______. (1905). Trois essais sur la sexualité. Paris: Gallimard, 1962.

______. (1915). “Pulsions et destins des pulsions”. In: Metapsychologie. Paris: Gallimard, 1968.

______. (1924). “Le problème économique du masochisme”. In: Névrose, psychose et perversion. Paris: PUF, 1973.

ROSENBERG, B. (1991). Masochisme mortifère, masochisme gardien de la vie. In: Monographie de la Revue française de psychanalyse. Paris: PUF.

Publicado

18-10-2020

Como Citar

Aisenstein, M. (2020). Argumento. Revista De Psicanálise Da SPPA, 11(2), 285–290. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v11i2.648

Edição

Seção

Temas diversos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>