Um analista pensa sobre histórias em quadrinhos: relato de uma experiência em um contexto de difusão da psicanálise

Autores

  • Eneida Iankilevich Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v15i2.579

Palavras-chave:

Psicanálise, Narração, Difusão da psicanálise, História, Historização, Mente do psicanalista

Resumo

A partir do relato de uma participação em atividade de difusão da psicanálise, a autora sugere que essas podem ser oportunidades de aprender sobre nossa profissão desde um outro vértice. Nessas tarefas o psicanalista precisa encontrar uma forma de comunicar-se com a audiência que é, necessariamente, diferente da que utiliza em seu consultório ou em discussões com colegas. Esse esforço pode iluminar a escuta analítica, identificando nossas premissas de observação e nossa avaliação dos resultados obtidos. Nessa experiência específica, a autora constata como especificamente analítica a busca por entender além do já compreendido, do já conhecido. A experiência relatada diz respeito à proposta a alguns pais de filhos em diferentes idades a que lessem para eles (e com eles) três histórias em quadrinhos e depois relatassem o que acontecera, fosse qual fosse o resultado. Desse rico material, a autora destaca a interação como essencial à possibilidade do acontecer da experiência.  E ainda o investimento afetivo como determinante da qualidade dos resultados; a história nunca tomada literalmente, sempre construída, construída como pessoal e intransferível, mas significativa apenas se compartilhada, o encantamento da interação (crianças/pais, autora/crianças, pais e relatos), a abertura de significados e possibilidades que resultou da experiência, a fala como recurso essencial à comunicação, à construção de símbolos, à individualidade. Achado talvez principal foi a busca por entendimento enquanto característica comum a todos os entrevistados, sinalizando ser essa busca intrinsecamente uma necessidade humana. A verdade da história encontrada mostrou-se menos importante que o encontro de uma história entendida, essa sim verdadeira. A autora sugere que o estudo de nossas mentes na atividade de difusão da psicanálise pode ser útil também para nossa própria convicção do valor do instrumento psicanalítico (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Iankilevich, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Médica Psiquiatra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicanalista Membro Associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Psicanalista da Infância e Adolescência na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Referências

BION, W. R. (1970). Attention and interpretation. London: Karnac.

FERRO, A. (2000). A psicanálise como literatura e terapia. Rio de Janeiro: Imago.

FIGUEIRA, S. A. (1994). Freud e a difusão da psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

FREUD, S. (1922). Dois verbetes de enciclopédia. In: Edição Standard Brasileira das Obras

Psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1969. p. 284-312.

OGDEN, T. H. (2005). Do que eu não abriria mão. Revista de Psicanálise da SPPA. v. 12, n.3,

p. 403-415.

OUTCAULT, R. (1896). The yellow kid. In: ARCO E FLEXA, R. Problemas Brasileiros, maio/

jun. 2003. Disponível em:

file/prb0305357_07.pdf >Acesso em: 20 jan. 2007.

QUINTANA, M. (1986). Baú de espantos. Porto Alegre: Globo.

REZENDE, A. M. (1999). A identidade do analista: função e fatores. Revista Latino-Americana

de Psicanálise. v. 3, n.1, p. 161-177.

WINNICOTT, D. W. (1971). O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975

Publicado

04-08-2008

Como Citar

Iankilevich, E. (2008). Um analista pensa sobre histórias em quadrinhos: relato de uma experiência em um contexto de difusão da psicanálise. Revista De Psicanálise Da SPPA, 15(2), 211–228. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v15i2.579

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)