Acesso Livre Acesso Livre  Acesso restrito Acesso Restrito

Psicanálise e educação infantil: reflexões sobre o filme Quando tudo começa (Ça commence aujourd’hui)

Carmem Emilia Keidann

Resumo


Este trabalho propõe tecer algumas reflexões psicanalíticas a partir da história de um professor de educação infantil no filme Quando tudo começa. Aborda a importância da função do educador na experiência de favorecimento do desenvolvimento emocional e de fortificar ou criar vínculos afetivos. O texto ressalta aspectos sobre alcances e limites desta função. Comenta sobre uma experiência inovadora de um grupo de psicanalistas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) com asescolas de educação infantil conveniadas da Secretaria Municipal de Educação (SMED), atividade que está em seu sétimo ano. Por fim, faz algumas considerações que, mais do que conclusões, propõem novos desafios.

 

Psychoanalysis and child education: reflections on the movie It all starts today (Ça commence aujourd’hui)

This paper intends to reflect upon the story of an elementary school teacher on the film It all starts today, from the psychoanalytic vantage point. It approaches the relevance of the role of the educator in the experience of fostering emotional development and of strengthening or generating affective bonds. The text underscores aspects on scopes and limits of that role. It comments on an innovative experience of a group of psychoanalysts of the Psychoanalytic Society of Porto Alegre (SPPA) with the elementary schools convened to the Education Secretariat of Porto Alegre (SMED), which has been going on for seven years. Finally, it makes considerations which, more than conclusions, propose new challenges.


Palavras-chave


escola; psicanálise; educação infantil; desenvolvimento emocional; vínculos; intersubjetividade

Texto completo:

PDF

Referências


Ça commence aujourd´hui (1999). Produção de Frederic Bourboulon e Alain Sarde. Direção de Bertrand Tavernier. França: Les Filmes Alain Sarde. Drama. Colorido. 118 min.

Centro Cultural Antônio Carlos Carvalho (2009). Quando tudo começa. CECAC, Rio de Janeiro, 18 abr. 2009. Recuperado em http://www.cecac.org.br/cinema_quando_tudo_comeca.htm

Lewkowicz, A. B., Wolf, M. P., Fuhrmeister, A., Bassols, A. M., Keidann, C. E., Lahude, D., …Costa, R. (2010). Entre a psicanalise e a educação: diálogos e experiências. Revista Brasileira de Psicoterapia, 12 (1), 118-129.

Terra Networks Brasil S.A. (©2013). Crítica social move “Quando Tudo Começa”, de Bertrand Tavernier. Terra Cinema, Porto Alegre, 1999. Recuperado em http://www.terra.com.br/cinema/drama/comeca.htm




Revista de Psicanálise da SPPA  |  ISSN 1413-4438  |  ISSNe 2674-919X  | RPdaSPPA no Google Scholar

Classificação Qualis: B2 Psicologia

Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Rua General Andrade Neves, 14/802 | 90010-210 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone +55 (51) 3228-7583 | E-mail: revista@sppa.org.br