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Violência social e ética nas instituições de ensino

Alice Becker Lewkowikz, Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas, Flávia Friedman Maltz, Joyce Goldstein, Magaly Wainstein, Suzana Deppermann Fortes

Resumo


O artigo versa sobre o entrelaçamento da violência inerente aos diferentes âmbitos sociais com a violência presente na instituição escolar. É relatada uma situação de violência ocorrida em uma escola pública de Porto Alegre, com base na qual se discutem os vários níveis envolvidos no engendramento do episódio. Destaca-se neste o aspecto ético da violência. Discussões teóricas relacionadas ao tema promovem o embasamento e aprofundamento da visão dos autores sobre as vicissitudes do social na instituição escola. (AU)

 

Abstract

Social violence and ethics in teaching institutions

This paper presents the entanglement of violence concerning different social fields with violence at school. The authors describe a situation of violence occurred in a public school in Porto Alegre and, based on that, the several spheres involved in originating the episode are discussed. The ethical aspect of violence is also underlined. Furthermore, the authors’ perspective concerning the social and its vicissitudes in teaching institutions is illustrated and deepened thanks to theoretical discussions related to the topic. (AU)

Keywords: Violence at school; Social violence; Precarious lives; Education; Citizenship

 

Resumen

Violencia social y ética en las instituciones educativas

El artículo aborda el entrelazamiento de la violencia inherente a las diferentes áreas sociales con la violencia presente en la institución escolar. Relatase una situación de violencia que ocurrió en una escuela pública en Porto Alegre, con base en la cual se discuten los diversos niveles involucrados en la generación del episodio. Resaltase en este el aspecto ético de la violencia. Las discusiones teóricas relacionadas con el tema promueven el embasamiento y la profundización de la opinión de los autores sobre las vicisitudes de lo social en la institución escolar. (AU)

Palabras clave: Violencia escolar; Violencia social; Vidas precarias; Educación; Ciudadanía


Palavras-chave


Violência escolar; Violência social; Vidas precárias; Educação; Cidadania

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DOI: https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v26i3.464



Revista de Psicanálise da SPPA

ISSN 1413-4438 (versão impressa)
ISSNe 2674-919X (versão eletrônica)
Qualis: B2 Psicologia
Publicação Quadrimestral
Publicada desde 1993 (1988-93 com o nome de Arquivos de Psicanálise da SPPA)
 
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