Acesso Livre Acesso Livre  Acesso restrito Acesso Restrito

A ferida edípica em duas narrativas de Kafka: A metamorfose e Um médico rural

Meg Harris Williams

Resumo


Kafka leu Freud e estava interessado na psicanálise, mesmo acreditando que não havia cura para aquilo que era essencialmente o problema da existência. Como sempre acontece com artistas criativos, o escritor é o seu próprio psicanalista, e o processo concreto da escrita constitui uma maneira de auto-revelação. O objetivo deste artigo é, partindo de duas histórias (A metamorfose e Um médico rural), considerar a forma com que Kafka utiliza o conflito edípico com o seu pai ou com os valores recebidos (a lei) como ponto de partida para o tipo de ferida que resulta na escrita criativa. Para ele, a ferida tornou-se uma espécie de mito pessoal, associando-se com outros estímulos dolorosos, inclusive a sua tuberculose e os relacionamentos amorosos complicados, mas, em especial, com a sua identidade de escritor. O processo de escrita e o valor de fé que ele demanda é uma metáfora subjacente às narrativas da vida onírica interior de Kafka. Existem paralelos aqui com a filosofia psicanalítica de Bion do sofrimento e do alojamento da psique.

Palavras-chave: Kafka; Bion; Objeto combinado; Narrativa onírica; Alojamento da psique; Processo de escrita

 

Abstract
The oedipal wound in two stories by Kafka: The metamorphosis and A country doctor
Kafka read Freud and was interested in psychoanalysis but believed there was no cure for what was essentially the problem of living. As always with creative artists, the writer is his own psychoanalyst, and the very process of writing is a way of self-revelation. The aim of this paper is to consider, in relation to two stories (The metamorphosis and A country doctor), Kafka’s use of this background oedipal conflict with his father or received values (the law) as a bottom line for the type of wound that results in creative writing. The wound for him became a kind of personal myth, and was also associated with other painful stimuli, including his tuberculosis and his troubled love affairs, but above all with his identity as a writer. The writing process and the faith-value it demands is an underlying metaphor behind these narratives of Kafka’s dream-like inner life. There are parallels here with Bion’s psychoanalytic philosophy of suffering and ‘psyche-lodgement’.

Keywords: Kafka; Bion; Combined object; Dream-story; Psyche-lodgement; Writing process

 

Resumen

La herida edípica en dos narrativas de Kafka: La metamorfosis y Un médico rural
Kafka leyó a Freud y estaba interesado en el psicoanálisis, pero creía que no había cura para aquello que era esencialmente el problema de la existencia. Como siempre sucede con artistas creativos, el escritor es su propio psicoanalista, y el proceso concreto de la escritura constituye una manera de autorrevelación. El objetivo de este artículo es considerar, partiendo de dos historias (La metamorfosis y Un médico rural), el uso que Kafka hace de este fondo edípico en conflicto con su padre o los valores recibidos (la ley) como punto trampolín para el tipo de herida que se traduce en la escritura creativa. Para él, la herida se convirtió en una especie de mito personal, asociándose con otros estímulos dolorosos, como su tuberculosis y sus problemas amorosos, pero en especial con su identidad de escritor. El proceso de escritura y el valor de fe que exige es una metáfora subyacente detrás de las narrativas de la vida onírica interior de Kafka. Hay paralelos aquí con la filosofía psicoanalítica de Bion del sufrimiento y del alojamiento de la psique.

Palabras clave: Kafka; Bion; Objeto combinado; Narrativa onírica; Alojamiento de la psique; Procedimiento de escritura


Palavras-chave


Kafka; Bion; Objeto combinado; Narrativa onírica; Alojamento da psique; Processo de escrita

Texto completo:

PDF

Referências


Bamforth, I. (2000). Kafka’s uncle: scenes from a world of trust infected by suspicion. Medical Humanities, 26(2): 85-91.

Bion, W. R. (1970). Attention and interpretation. London: Tavistock.

Bion, W. R. (1974). Brazilian lectures. 2 Vols. Rio de Janeiro: Imago.

Bion, W. R. (1991). A memoir of the future. Single-volume edition. London: Karnac.

Danta, C. (2001). Literature suspends death: sacrifice and storytelling in Kierkegaard, Kafka. London: Bloomsbury.

Gray, R. (1973). Franz Kafka. Cambridge University Press.

Greenberg, M. (1971). The terror of art: Kafka and modern literature. New York: Basic Books.

Janouch, G. (1969). Conversations with Kafka: notes and reminiscences. New York: New Directions.

Kafka, F. (1915). The metamorphosis. Transl. M. Nervi. Leipzig: Kurt Wolff Verlag. http://www.kafka.org/index.php?id=162,164,0,0,1,0.

Kafka, F. (1917). A country doctor. Transl. I. Johnston. Leipzig: Kurt Wolff Verlag. Recuperado de http://www.kafka.org/index.php?aid=168.

Kafka, F. (1925). Der process. Berlin: Verlag Die Schmiede.

Kafka, F. (1953). Letters to Milena. Transl. T. & J. Stern. London: Secker & Warburg.

Kafka, F. (1954). Wedding preparations in the country. London: Secker & Warburg.

Kafka, F. (1988a). The diaries of Franz Kafka. Vol. 1. Trans. J. Kresh (vol. 1), M. Greenberg (vol. 2). New York: Schocken Books.

Kafka, F. (1988b). The diaries of Franz Kafka. Vol. 2. Trans. J. Kresh (vol. 1), M. Greenberg (vol. 2). New York: Schocken Books.

Keats, J. (1819). Belle Dame Sans Merci. [S.l.: s.n.].

Kierkegaard, S. (2009). Concluding unscientific postscript. Ed. A. Hannay. Cambridge University Press.

Rieff, P. (2006). My life among the deathworks: illustrations of the aesthetics of authority. Charlottesville: University of Virginia Press.

Thorlby, A. (1972). A student’s guide to Kafka. London: Heinemann.




Revista de Psicanálise da SPPA  |  ISSN 1413-4438  |  ISSNe 2674-919X  | RPdaSPPA no Google Scholar

Classificação Qualis: B2 Psicologia

Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Rua General Andrade Neves, 14/802 | 90010-210 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone +55 (51) 3228-7583 | E-mail: revista@sppa.org.br