Acesso Livre Acesso Livre  Acesso restrito Acesso Restrito

Palavra do Presidente

Zelig Libermann

Resumo


Em nome da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, agradeço a presença de todos que aqui estão para celebrar conosco os 55 anos de nossa Sociedade bem como os 25 anos da Revista de Psicanálise da SPPA.

Aniversários são como paradas em longas viagens, nas quais temos a oportunidade de constatar o trecho já percorrido e ao mesmo tempo olhar para o caminho a percorrer.

Tendo em vista a história que nos precede, comemorar esta data da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e sua Revista é, sem dúvida, motivo de grande satisfação.

Cabe ressaltar que nada se cria bem sem um tempo necessário para tal. É através dos anos que as organizações humanas se impõem como presença multiplicadora, ou se findam sem deixar memória. E o tempo se combina com a capacidade criativa para a construção de ideias que imprimem rumos e originam um perfil grupal que se continua ao longo de gerações.

Sabemos que este momento é precedido pelo empenho de gerações de psicanalistas que se dedicaram ao desenvolvimento da psicanálise e da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Essa menção é uma homenagem àqueles que, ao ocuparem diretorias, participarem das diversas comissões, do conselho editorial da Revista e atuarem em outras tantas funções, prestaram sua colaboração para a construção e o progresso científico, institucional e administrativo da SPPA. E é também uma referência, e um reconhecimento especial, a todos os colegas que, com sua dedicação ao exercício clínico da psicanálise, ao estudo continuado das teorias psicanalíticas, à escrita, publicação e apresentação de trabalhos científicos, à participação institucional nas entidades federadas de todos os âmbitos e às inúmeras ações junto à comunidade, contribuíram, e continuam a contribuir, para levar a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre a ocupar uma posição de destaque nos cenários local, nacional e internacional.

E, para além de sua inserção nos cenários psicanalíticos, a SPPA tem se caracterizado por suas ações para a difusão da psicanálise no âmbito da comunidade e da cultura de nossa cidade e de nosso estado.

Seguindo o exemplo de Freud, que não somente trouxe novos recursos aos escassos meios de tratamento vigentes em sua época como também contribuiu com um arcabouço teórico para pensar o mundo em transformação, a SPPA tem buscado colaborar com o movimento psicanalítico tanto em seu aspecto primordial, o objetivo terapêutico, quanto para pensar as vicissitudes por que passam as relações sociais contemporâneas impactando nossa subjetividade.

Nesse sentido, agradecemos também a todas as instituições das áreas cultural e assistencial, públicas e privadas, pelo acolhimento que sempre tivemos a nossas propostas de parceria em atividades de debate e projetos para a realização de ações que promovam a saúde mental.

Sentimo-nos muito gratos pelo espaço conquistado junto às comunidades porto-alegrense e gaúcha ao longo desses 55 anos de nossa existência.

E o que pensar sobre o caminho que temos pela frente?

Considerações sobre o futuro são, necessariamente, calcadas mais na esperança do que em certezas. Assim, esperamos que a SPPA possa continuar sua trajetória como polo de difusão da psicanálise e de formação de novas gerações de psicanalistas, contando sempre com a parceria das comunidades com as quais nos acostumamos a trocar experiências e conhecimento.

E esperamos também que, no caminho a percorrer, continuemos a seguir o exemplo que nos legou Sigmund Freud: a empolgação com a psicanálise, a manutenção de nosso método terapêutico, e principalmente o espírito aberto para aceitar mudanças e novas hipóteses, que caracterizou o pensamento de Freud durante sua longa trajetória e em sua extensa obra psicanalítica.

É com esse espírito aberto que desejamos a todos uma noite agradável e enriquecedora.

Muito obrigado.

Zelig Libermann

Presidente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre


Texto completo:

PDF


Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
Rua General Andrade Neves, 14/802
Porto Alegre - RS - Brasil
90010-210

Fone: 55 (51) 3228 7583 / 3224 3340 
revista@sppa.org.br