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Cruzando fronteiras na intimidade da casa-boleia de um caminhão: as transformações vividas por um homem tocado pelo mundo sensorial de um bebê e sua mãe

Nara Amália Caron, Rita de Cássia Sobreira Lopes

Resumo


Viajar, cruzar fronteiras, defrontar-se com o estrangeiro que nos habita, são experiências transformadoras. Este artigo tem como objetivo ilustrar, por meio do filme argentino Las acacias, os efeitos transformadores de uma viagem de volta ao estranho mundo sensorial do bebê. O filme mostra a viagem de renascimento de Rubén, um caminhoneiro solitário, enclausurado em sua casa-boleia, retraído do mundo, com características claramente esquizoides. Seu mundo é subitamente invadido por uma bebê (Anahí) e sua mãe (Jacinta), que tomam carona com ele da fronteira do Paraguai até Buenos Aires. Com naturalidade e simplicidade, somos levados a vivenciar transformações que se operam em níveis mais primitivos e autênticos da comunicação humana, e que se manifestam por meio de detalhes sutis. A possibilidade de vivenciar esses aspectos da natureza humana, seja na clínica ou na arte, contribui para a expansão do mundo interno, ampliando a nossa capacidade de receptividade ao
primitivo no ser humano e à verdade inconsciente.

Palavras-chave: intimidade; transformação; nascimento; mutualidade;
integração; comunicação humana

 

Abstract

Driving across borders in the intimacy of a truck cab: the transformations of a man touched by the sensorial world of a baby and its mother

Traveling, crossing borders, coming face-to-face with the foreigner that inhabits us are transforming experiences. This article draws on the Argentinean film Las Acacias to illustrate the transforming effects of travelling back to the strange sensorial world of babies. The film depicts the journey of rebirth experienced by Ruben, a solitary truck driver with clear schizoid characteristics and cloistered away from the world in the cab of his truck. Then, Ruben’s world is unexpectedly invaded by a baby (Anahí) and her mother (Jacinta) when they hitch a ride with him from the border of Paraguay to Buenos Aires. The film naturally and easily leads us to experience the transformations that operate at the most primitive and authentic levels of human communication. The possibility of experiencing these aspects of human nature, whether in the clinical practice or in art, expands our internal world and strengthens our receptivity to the primitive in human beings and to unconscious truth.

Keywords: intimacy; transformation; birth; mutuality; integration; human
communication

 

Resumen

Cruzando fronteras en la intimidad de la casa-cabina de un camión: las transformaciones vividas por un hombre en contacto con el mundo sensorial de un bebé y su madre

Viajar, recorrer caminos, cruzar fronteras, enfrentarse a lo extranjero/desconocido que nos habita son experiencias transformadoras. Este artículo se propone ilustrar, al ver la película argentina Las acacias, los efectos transformadores de un viaje de regreso al inquietante mundo sensorial del bebé. La película muestra el viaje de renacimiento de Rubén, un camionero solitario, apartado del mundo, retraído dentro de su casa-cabina, con características claramente esquizoides. Su mundo es súbitamente invadido por una bebé, Anahí, y su madre, Jacinta, a quienes Rubén tiene que llevar desde la frontera de Paraguay hasta Buenos Aires. Con naturalidad y simplicidad, nosotros, espectadores, somos llevados a experimentar los efectos transformadores que se dan en niveles más primitivos y auténticos de la comunicación humana y se expresan por detalles sutiles. La posibilidad de vivir esos aspectos de la naturaleza humana, ya sea en la clínica o en la arte, contribuye a la expansión del mundo interno y amplía nuestra capacidad de receptividad a lo primitivo en el ser humano y a la verdad inconsciente.

Palabras clave: intimidad; transformación; nacimiento; mutualidad; integración; comunicación humana


Palavras-chave


intimidade; transformação; nascimento; mutualidade; integração; comunicação humana

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DOI: https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v25i2.368

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