Rodas de conversa entre a educação e a psicanálise

Autores

  • Alice Becker Lewkowicz Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Mery Pomerancblum Wolff Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maria Cláudia Bombassaro Secretaria Municipal de Educação (SMED)
  • Gislaine Marques Leães Secretaria Municipal de Educação (SMED)
  • Alida Vitória Álvares Fuhrmeister Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Carla Brunstein Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Carlos Augusto Ferrari Filho Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Carmem Emilia Keidann Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • David Simon Bergmann Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Denise Vivian Lahude Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Joyce Goldstein Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Luciana Aranha Secco Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maristela Priotto Wenzel Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Regina Orgler Sordi Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Rosangela Costa Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Suzana Deppermann Fortes Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Jairo Melo Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v23i2.245

Palavras-chave:

psicanálise, educação infantil, rodas de conversa, continência, escuta e vínculos

Resumo

Os autores apresentam a experiência de um trabalho em parceria de um grupo de psicanalistas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) junto às instituições de educação infantil. Na atividade (Rodas de Conversa), participam os profissionais envolvidos na educação cotidiana das crianças em comunidades de alta vulnerabilidade social. Ressaltam que, a partir de uma atitude de acolhimento e continência das vivências compartilhadas, mais do que respostas/soluções às perguntas, os participantes conversam sobre as situações com vistas a encontrar alternativas possíveis e a tolerar não ter condições para resolver todos os problemas, a ouvir o que o outro tem a dizer e a aprender com a narrativa do outro. Observa-se que a autoestima dos educadores se fortalece percebendo que são capazes de avançar em sua trajetória pessoal e profissional. Finalizam trazendo questionamentos sobre o alcance do trabalho realizado, reconhecendo que segue sendo uma atividade em construção nestes nove anos.

 

Palavras-chave: psicanálise, educação infantil, rodas de conversa, continência, escuta e vínculos

 

 

 

Abstract

Conversation circles involving education and psychoanalysis

The authors report on the experience of a series of meetings held by a group of psychoanalysts from the Psychoanalytical Society of Porto Alegre (SPPA) in collaboration with the Municipal Secretariat for Education of Porto Alegre (SMED) together with early childhood education institutions. Professionals involved on a daily basis in the education of children from communities with a high degree of social vulnerability took part in this activity (Conversation Circles). They highlight that, by embracing and containing shared experiences, rather than merely answering/solving questions, the participants discussed the situations with the aim of finding possible alternatives and accepting the inability to solve all problems, and also of listening to what the other has to say and of learning from the other’s narrative. It was observed that the educators’ self-esteem increased as they realized to be able to make steps forward in their personal and professional trajectory. The authors conclude by raising questions about the scope of the work carried out, while recognizing it remains as an activity in progress over the past nine years.

Keywords: psychoanalysis, early childhood education, conversation circles, containment, listening and bonds.

 

 

 

Resumen

Ruedas de diálogo entre la educación y el psicoanálisis

Los autores presentan la experiencia de un trabajo conjunto de un grupo de psicoanalistas de la Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) y de la Secretaría Municipal de Educación de Porto Alegre (SMED) en instituciones de educación inicial. En la actividad (Ruedas de Diálogo), participaron profesionales involucrados en la educación cotidiana de niños pertenecientes a comunidades de alta vulnerabilidad social. Resaltan los autores que, a partir de una actitud de acogida y contención de las vivencias compartidas, más que respuestas/soluciones para sus preguntas, los participantes conversaron sobre las situaciones con vistas a encontrar alternativas posibles y a tolerar no tener condiciones para solucionar todos los problemas, a escuchar lo que el otro tiene para decir y a aprender con el relato del otro. Se observó que la autoestima de los educadores se fortalece cuando perciben que son capaces de avanzar en su trayectoria personal y profesional. Esta presentación culmina con planteamientos sobre el alcance del trabajo realizado, reconociendo que sigue siendo una actividad en construcción en estos nueve años.

Palabras clave: psicoanálisis, educación inicial, ruedas de diálogo, contención, escucha y vínculos

 

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Biografia do Autor

Alice Becker Lewkowicz, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Mery Pomerancblum Wolff, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Maria Cláudia Bombassaro, Secretaria Municipal de Educação (SMED)

Pedagoga e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Gislaine Marques Leães, Secretaria Municipal de Educação (SMED)

Pedagoga e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Alida Vitória Álvares Fuhrmeister, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Carla Brunstein, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Carlos Augusto Ferrari Filho, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Carmem Emilia Keidann, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

David Simon Bergmann, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Denise Vivian Lahude, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Joyce Goldstein, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Luciana Aranha Secco, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Maristela Priotto Wenzel, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Regina Orgler Sordi, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associada da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Rosangela Costa, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante graduada da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Suzana Deppermann Fortes, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Coordenadora da atividade da SPPA junto à SMED.

Jairo Melo, Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)

Assistente social, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) (Consultor).

Referências

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Publicado

02-09-2016

Como Citar

Lewkowicz, A. B., Wolff, M. P., Bombassaro, M. C., Leães, G. M., Fuhrmeister, A. V. Álvares, Brunstein, C., Ferrari Filho, C. A., Keidann, C. E., Bergmann, D. S., Lahude, D. V., Goldstein, J., Secco, L. A., Freitas, M. de F. L. de C., Wenzel, M. P., Sordi, R. O., Costa, R., Fortes, S. D., & Melo, J. (2016). Rodas de conversa entre a educação e a psicanálise. Revista De Psicanálise Da SPPA, 23(2), 361. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v23i2.245

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