Repensar o Édipo, entre o familiar e o estranho

Autores

  • Jorge Canteros Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre / International Psychoanalytical Association

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v22i3.208

Palavras-chave:

Édipo Rei, Édipo em Colona, desterro, hospitalidade, alteridade, metáfora pastoril, metáfora têxtil, performatividade e resistência, culpa e responsabilidade, experiência e transmissão.

Resumo

O autor considera necessário repensar o Édipo para incluir em seus modos de resolução não só o familiar, como também o não familiar, o estrangeiro, a alteridade. Acredita que as formas pelas quais seu estudo e sua clínica são encarados atualmente favorecem os mecanismos da exclusão e do desterro, tal como aparece no mito não só do estrangeiro do outro, como também do estrangeiro de si mesmo. Tudo isso se constitui em problemáticas na construção do laço social que considera necessário revisar na sociedade contemporânea. O autor se propõe a revisar as metáforas que parecem guiar as condutas, a ordem da governabilidade, tanto na ordem familiar quanto na social, entre elas a metáfora pastoril, a metáfora têxtil e a metáfora do caminho. Considera que é necessário advertir sobre a presença nos discursos contemporâneos, de acordo com as características performativas da linguagem, de denominações estigmatizantes e culpabilizantes precoces – inclusive antes do nascimento do sujeito, como em Édipo, que requerem práticas de resistência e de cuidado de si para que a psicanálise possa operar na clínica e na sociedade contemporânea alertando para estas denominações e seus efeitos na constituição subjetiva. O estudo de Édipo em Colona significa uma contribuição importante para a consideração das operações de transmissão feitas a partir da experiência, do contato com o real e com o haver podido construir com isso uma versão pessoal.

Palavras-chave: Édipo Rei, Édipo em Colona, desterro, hospitalidade, alteridade, metáfora pastoril, metáfora têxtil, performatividade e resistência, culpa e responsabilidade, experiência e transmissão.

 

Abstract

Rethinking Oedipus, between the familiar and the strange

According to the author, it is necessary to rethink Oedipus in order to include in its resolution ways not only the familiar, but also the non-familiar, the foreign, the alterity. He believes that the forms in which its study and clinic are currently dealt with favor exclusion and banishment mechanisms, as it appears in the myth of the foreigner for the other, but also of the foreigner for him/herself. All this brings about problems in the construction of the social bond that urges to be rethought in current society. The author aims at reviewing the metaphors that seem to guide the behaviors, the order of governance, both in the family and in the social sphere. Among them, there are the pastoral metaphor, the textile metaphor and the path metaphor. He considers that it is of utmost importance to warn about the presence of stigmatizing and early guilt-apportioning designations in contemporary speeches, according to the performing characteristics of language. These designations, which are encountered even before the subject’s birth, as in Oedipus, require practices of resistance and self care so that psychoanalysis can operate in the clinical practice and within contemporary society, preventing them and their effects on the subject’s constitution. The study of Oedipus at Colonus represents an important contribution to the consideration of the transmission operations made from the experience, from the contact with the  real and with the fact of having been able to build with it a personal version.

Keywords: Oedipus the King, Oedipus at Colonus, banishment, hospitality, alterity, pastoral metaphor, textile metaphor, performativity and resistance, guilt and responsibility, experience and transmission.

 

 

Resumen

Repensar el Edipo, entre lo familiar y lo extraño

El autor considera necesario repensar el Edipo para incluir en sus modos de resolución no solo lo familiar sino también lo no familiar, lo extranjero, la alteridad. Cree que los modos actuales con que se encara su estudio y su clínica favorecen los mecanismos de la exclusión y de destierro, tal como aparece en el mito no sólo de lo extranjero del otro sino lo extranjero de sí mismo. Todo esto constituyen problemáticas en la construcción del lazo social que considera necesario revisar en la sociedad contemporánea. El autor se plantea revisar las metáforas que parecen guiar las conductas, el orden de la gobernabilidad, tanto en el orden familiar como en el social, entre ellas, la metáfora pastoril, la metáfora textil y la metáfora del camino. Considera que se hace necesario advertir la presencia en los discursos contemporáneos, acorde a los caracteres performativos del lenguaje, de denominaciones estigmatizantes y culpabilizantes tempranas – aun antes de nacer el sujeto, como en Edipo, que requieren prácticas de resistencia y de cuidado de si para que el psicoanálisis pueda obrar en la clínica y en la sociedad contemporánea advirtiendo estas nominaciones y sus efectos en la constitución subjetiva. El estudio de Edipo en Colono significa un aporte importante para la consideración de las operaciones de trasmisión hechas a partir de la experiencia, del contacto con lo real y con el haber podido con eso construir una versión personal.

Palabras claves: Edipo Rey, Edipo en Colono, destierro, hospitalidad, alteridad, metáfora pastoral, metáfora textil, performatividad y resistencia, culpa y responsabilidad, experiencia y trasmisión.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bausa, H. (2014). Edipo: de la historia al mito. Revista de Psicoanálisis de APA, 71 (2/3).

Borges, J. L. (1964). Edipo y el enigma. En El otro, el mismo. Recuperado de http://www.literatura.us/borges/elotro.html

Canteros, J. (1992). Del apremio de la vida al Ananké. Revista de Psicoanálisis de APA, 49 (5/6), septiembre-diciembre del 1995.

Canteros, J. (2007). Memoria, sujeto, trauma. Revista de Psicoanálisis, 64 (1).

Cragnolini, M. (2005). Modos de lo extraño. Alteridad y subjetividad en el pensamiento posnietzscheano. Buenos Aires: Santiago Arcos.

Derrida, J. y Dofourmantelle, A. (1997). La hospitalidad. Buenos Aires: Ediciones de La Flor, 2008.

Enescu, G. (Compositor) (1936). Edipo. Teatro Colón, Buenos Aires, maio-junho de 2012. Opera basada en el relato mitológico de Edipo. Estrenó en la Ópera Garnier de París el 13 de marzo de 1936.

Foucault, M. (1981/1982). La hermenéutica del sujeto. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

Freud, S. (1893/1895). Estudios sobre la Histeria. Señorita Elizabeth von R. (Vol. 1), Buenos Aires: Amorrortu, 1892.

Freud, S. (1900). La interpretación de los sueños, El material y las fuentes del sueño. En Obras completas (Vol. 4), Buenos Aires: Amorrortu, 1984.

Freud, S. (1910). Un recuerdo infantil de Leonardo Da Vinci. En Obras completas (Vol. 11), Buenos Aires: Amorrortu, 1978.

Freud, S. (1913). El motivo de la elección del cofre. En Obras completas (Vol. 12), Buenos Aires: Amorrortu, 1978.

Freud, S. (1916). Los que delinquen por conciencia de culpa. En Obras completas (vol. 14), Buenos Aires: Amorrortu, 1995.

Freud, S. (1919). Lo ominoso. En Obras completas (Vol. 17), Buenos Aires: Amorrortu, 1978.

Freud, S. (1925). La responsabilidad moral en el contenido de los sueños. En Obras completas (Vol. 19), Buenos Aires: Amorrortu, 1975.

Freud, S. (1936). Carta a Romain Rolland (Una perturbación del recuerdo en la Acrópolis). In Obras completas de Sigmund Freud (Vol. 22) – Nuevas conferencias de introducción al psicoanálisis, y otras obras (1932-1936), Buenos Aires: Amorrortu.

Freud, S. (1938). Antisemitismo en Inglaterra. En Obras completas (Vol. 23), Buenos Aires: Amorrortu, 1980

Freud, S. (1939). Moisés y la religión monoteísta. En Esquema del psicoanálisis, y otras obras – Obras completas (Vol. 23), Buenos Aires/Madrid: Amorrortu, 1980.

Freud, S. (1950 [1895]). Proyecto para una psicología para neurólogos. En Obras completas (Vol. 1), Buenos Aires: Amorrortu, 1976.

García, G. (2010). Viaje de las metáforas. En E. Vaschetto, Los descarriados, clínica del extravío mental: entre la errancia y el yerro. [Buenos Aires]: Grama Ediciones.

Goux, J. J. (1999). Edipo filósofo. Buenos Aires: Biblos.

Lacan, J. (1970/1971). Seminario XVII. El Reverso del Psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós, 1992.

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Canteros, J. (2015). Repensar o Édipo, entre o familiar e o estranho. Revista De Psicanálise Da SPPA, 22(3), 573–590. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v22i3.208