Sobre a Revista

História da Revista de Psicanálise da SPPA

Ano 1957 – (ver Ata de fundação do Centro de Estudos na p. 33 do Livro 50 Anos) os fundadores do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, que precedeu a SPPA, foram Mario Martins, José Lemmertz, Celestino Prunes e Cyro Martins. Esses analistas tinham como estudantes Günther Würth, Ernesto La Porta, Roberto Pinto Ribeiro, José M. Santiago Wagner, José de Barros Falcão, Avelino Costa, Paulo Guedes, David Zimmermann, Manuel Antônio de Albuquerque, Luis Carlos Meneghini, Sergio Paulo Annes, Leão Henrique Knijnik, Fernando Guedes. Conforme ata de fundação do Centro de Estudos psicanalíticos de Porto Alegre, lavrada em 15/10/1957, houve ainda a participação de Zaira de Bittencourt Martin.

Ano 1961 – (ver Editorial 1/1993 e Livro 50 Anos) após quatro anos, foi reconhecido o status de Grupo de Estudos junto a IPA no Congresso de Edimburgo, em agosto de 1961.

Ano 1963 – (ver Editorial 1/1993 e Livro 50 Anos) dois anos após, em 1963, fomos reconhecidos como Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre pertencente a IPA no Congresso de Estocolmo. Foi nessa transformação de Grupo de Estudos em sociedade que alguns dos fundadores passaram a defender a ideia de criar a Revista de Psicanálise da SPPA.

Ano 1965 – (ver Editorial 1/1993 e Livro 50 Anos) nossa Revista já tinha seu registro feito nos órgãos oficiais componentes, com seu ante-projeto e capa, prontos.

Ano 1967 – (ver Editorial 1/1993 e Livro 50 Anos) criou-se a ABP e a Revista da SBPSP passou a ser órgão oficial de publicações científicas, tornando os planos da SPPA de criar a sua própria Revista, arquivados por duas décadas.

Ano 1988 – derivado do Boletim de Notícias da SPPA (criado em 1983), surge o número 1 dos Arquivos, editado pela então Comissão de Publicação, Luiz Carlos Mabilde, Fernando Linei Kunzler e Paulo Martins Machado, então presidente da SPPA, que assina o primeiro editorial. O número seguinte deveria ter sido publicado em 1989, mas em virtude da crise econômica do país com orçamentos instáveis, o lançamento acabou sendo postergado.

Ano 1990 – com editorial de Marlene Silveira Araújo, então presidente da SPPA, que integrava a Comissão de Publicação ao lado de Bernardo Brunstein e Carlos Gari Faria, foi publicado o número 2 dos Arquivos.

Ano 1991 – o número 3 dos Arquivos teve o editorial assinado mais uma vez por Paulo Martins Machado, que ficou responsável pela organização da edição, juntamente com a Comissão de Publicação, ainda formada pelos colegas Marlene Silveira Araújo, Bernardo Brunstein e Carlos Gari Faria.

Ano 1993 – a primeira edição da Revista de Psicanálise da SPPA foi lançada no segundo mandato de Luiz Carlos Meneghini, como presidente da SPPA, sendo Mauro Gus o editor desta edição de estreia. As edições 2 e 3 foram lançadas no ano seguinte, em 1994, completando o Volume I.

Ano 1995 – Mauro Gus assume a editoria da Revista, sob a Presidência de Cláudio Laks Eizirik e permanece durante as consecutivas Presidências de Luiz Carlos Mabilde e depois a de Carlos Gari Faria.

Ano 2000 – José Carlos Calich assume a editoria, sob a Presidência de Paulo Fonseca, e publicou a partir do volume VII da Revista de Psicanálise da SPPA.

Ano 2002 – Gerson Isac Berlim assume a Presidência da SPPA. A Revista passou a ser indexada no catálogo 1.0 da LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

Ano 2003 –o editor José Carlos Calich junto ao conselho editorial e ao Presidente Gerson Isac Berlim, canalizaram nesse ano os seus esforços para que a Revista de Psicanálise atendesse aos critérios da Comissão de Avaliação do CAPES/ANPEPP, para obter o Qualis (classificação da qualidade do periódico científico). Foi então enviada a proposta ao CNPq para Programa de Apoio a Publicações Científicas referente ao edital Programa Editorial/Programa de Apoio a Publicações Científicas 2003, para angariar recursos financeiros para a preparação e adequação da Revista.

Ano 2003 – o editor José Carlos Calich, firma acordo com Bireme e a Revista passou a ser indexada na base de dados latino-americana LILACS a partir do volume IV de 1997. A LILACS está sob responsabilidade da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS-Psi) pertencente ao Instituto de Psicologia da USP. Foi assinado um contrato de adesão com a biblioteca da Faculdade de Medicina da UFRGS (FAMED) para que a indexação acontecesse via Centro Cooperante BR1373.1 da própria FAMED.

Ano 2004 – César Luís de Souza Brito assume a editoria e publica o volume XI da Revista de Psicanálise da SPPA sob a Presidência de Raul Hartke. Nesse mesmo ano foi solicitado ao CNPq apoio financeiro para publicação de 1500 exemplares referentes a 3/2004 e 1/2005 e 2/2005, com tiragem de 500 exemplares cada. O editor César Brito, ainda firmou acordo com a APA e a Revista passou a ser indexada na base de dados PSYCINFO e na PSYCHOANALYTIC ABSTRACT, essa última apenas em formato impresso e vigorou até 2006. No período de 2004 ficaram estabelecidas e passaram a ser publicadas a Missão da Revista, a sua Linha Editorial, o Fluxograma de Publicação e as Normas Gerais de Publicação de Trabalhos, ajustando a padronização às normas internacionais e às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Posteriormente foram adotadas as normas do Manual de Publicações da American Psychological Association (APA).

Ano 2005 – Ainda sob a Presidência de Raul Hartke foi criada a Diretoria de Publicações tendo como Diretor Sérgio Lewkowicz.

Ano 2006 – Anette Blaya Luz assume a editoria e publica o volume XIII da Revista de Psicanálise da SPPA, sob a Presidência de Ruggero Levy e Diretor de Publicações José Carlos Calich.

Ano 2007 – ainda sob a editoria de Anette Blaya Luz, a Revista passou a ser indexada pela CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades) mantida pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM.

Ano 2008 – Zelig Libermann assume a editoria e publica o volume XV da Revista de Psicanálise da SPPA, sob a Presidência de Sérgio Lewkowicz e com a permanência de José Carlos Calich como Diretoria de Publicações.

Ano 2010 – a indexação da Revista na base de dados da ReBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia) – criada pelo Conselho Federal de Psicologia junto ao Instituto de Psicologia da USP e mantida pelo sistema de bibliotecas da USP –, foi interrompida após desligamento da funcionária da SPPA responsável por alimentar o sistema. Atualmente, o contrato de adesão da SPPA como Centro Cooperante está suspenso.

Ano 2011 – Tula Bisol Brum assume a editoria e publica o volume XVIII da Revista de Psicanálise da SPPA, sob a Presidência de Ingeborg Magda Bornholdt e Diretoria de Publicações de Maria Cristina Garcia Vasconcellos.

Ano 2012 – A Presidência é assumida por Viviane Sprinz Mondrzak e a Diretoria de Publicações por Zelig Libermann. O centro cooperante de indexação FAMED/UFRGS, responsável pela indexação da Revista de Psicanálise na LILACS, encaminha um comunicado da BIREME/LILACS informando o publicado em 20 de abril de 2012, trazendo a recomendação do Acesso Aberto (Open Access) como critério de permanência. De acordo com este documento, a partir de janeiro de 2013 todos os periódicos brasileiros indexados na LILACS deveriam disponibilizar em acesso aberto o conteúdo integral dos artigos publicados a partir desta data. Poderiam estar disponíveis tanto em site mantido pelo próprio editor quanto no Repositório LILACS, desde que em acesso aberto. E editora Tula Bisol Brum, juntamente com os editores associados Catia Olivier Mello, Suzana Deppermann Fortes e Rosane Schermann Poziomczyk canalizaram seus esforços para adequar a Revista de Psicanálise aos critérios de indexação para permanência na LILACS, buscando recursos e orientações para lançar a versão online da Revista. O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) – tradução de Open Journal System (OJS) –, foi apresentado aos editores pela bibliotecária Karine Diniz Herte como um software gratuito que atende às necessidades das publicações científicas virtuais.

Ano 2013 – Iniciou-se a editoração no SEER e foi lançado o Volume 20, com a versão online da Revista para atender um dos critérios de indexação para permanência na LILACS.

Ano 2014 – Tula Bisol Brum (Editora SPPA) e Rosane Poziomczyk (Editora Executiva SPPA), em nome de todo o conselho editorial, encaminham carta à BIREME, justificando o acesso restrito à Revista, por motivo de sigilo de material clínico de pacientes, para que os motivos fossem considerados pela BIREME mantendo-nos indexados na base LILACS.

Ano 2015 – Lúcia Thaler assume a editoria e publica o volume XXII da Revista de Psicanálise da SPPA sob a Presidência de Anette Blaya Luz e Diretoria de Publicações de Ivan Sergio Cunha Fetter. O Comitê de Avaliação de periódicos LILACS Brasil 2014, informou o resultado da avaliação de permanência da Revista, onde não foram aceitas as justificativas de sigilo de material clínico, mantendo-se a recomendação de cumprimento do critério de acesso aberto para permanência da indexação na LILACS.

Ano 2016 – Tula Bisol Brum (Diretora de Publicações SPPA) em contato com Luis Grieco, integrante do Comitê Coordenador da Biblioteca Virtual de Psicanálise Latinoamericana (BiViPsi), recebeu convite para a SPPA tornar-se uma das entidades cooperantes da base BIVIPSI. A parceria da SPPA com a BiViPsi, como centro cooperante, foi oficialmente firmada em 30/03/2016, durante a Presidência de Maria Lucrécia Scherer Zavaschi.

Ano 2018 – a biblioteca da Faculdade de Medicina da UFRGS (Famed) comunicou que a universidade estava readaptando as políticas internas e por esse motivo deixaria de ser o Centro Cooperante, suspendendo a indexação da Revista na LILACS.

Ano 2019 – sob a Presidência de Zelig Libermann e mantida a Diretoria de Publicações com Tula Bisol Brum, a biblioteca Roberto Pinto Ribeiro da SPPA assumiu a indexação da Revista de Psicanálise na LILACS e passou a ser Centro Cooperante BR1373.1 responsável pelos registros LILACS-Express no sistema FI-Admin a partir da edição 3/2017. O código de editor na LILACS é BR18.9. O ano de 2019 também marcou o início da realização do Projeto “Revista de Psicanálise online dos Arquivos à atualidade”, com o registro das edições retroativas de 1988 a 1991 do “Arquivos” e das edições de 1993 a 2012 da Revista de Psicanálise, no SEER, mantendo o acesso online restrito aos assinantes. As edições a partir de 2013 já estavam sendo publicadas online.

Em 29/08/2019 a Revista de Psicanálise passou a ser indexada pelo Google Scholar (Google Acadêmico), uma plataforma de indexação com métricas de citações que nos permite monitorar todas às vezes que nossas publicações são citadas no mundo (bibliometria).

Em 10/10/2019 conquistou-se através do CBISSN/ IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) o ISSNe 2674-919X que identifica a versão online da nossa Revista.

Em 11/11/2019, foi entregue à Diretoria de Publicações e Administrativa o Projeto QUALIS, onde foram apresentadas as interfaces das indexadoras as quais fazemos parte, um breve esclarecimento sobre as classificações do QUALIS e sua metodologia de avaliação de periódicos e, por fim, um planejamento com metas a serem alcançadas no decorrer de 2019 e 2020 para o alcance da classificação QUALIS B1 (excelência nacional). As ações obrigatórias foram as de adaptar e/ou revisar as políticas editoriais da Revista, tais como políticas de avaliação por pares, códigos de ética e de conduta, políticas anti-plágio e de preservação digital, políticas de indexação e políticas de acesso (open access e/ou restrito).

Em 20/11/2019 Richard Sawyer (Senior Manager of Publisher Partnerships), através da Diretoria de Publicações de Tula Bisol Brum, convidou a Revista a fazer parte das bases de dados acadêmicas do EBSCO Information Service, com indexação de abrangência internacional, vindo ao encontro do Projeto Qualis da Revista de Psicanálise da SPPA.

Ano 2020 – Renato Moraes Lucas assume a editoria, sob a Presidência de José Carlos Calich e Diretoria de Publicações de Lúcia Thaler. Nesse ano conquistou-se a classificação QUALIS B1, que foi divulgada em lista provisória pelos programas de pós-graduação das universidades. O Qualis B1, ainda que não oficializado por razões internas do CAPES/MEC, foi resultado das métricas do Scholar que passou a coletar dados de citações da Revista à medida que as edições antigas foram sendo registradas no site; essa interoperabilidade é uma das ferramentas mais importantes do sistema OJS/SEER.

Ano 2021 – criou-se a SUBCOMISSÃO DE INDEXAÇÃO E QUALIS, sob responsabilidade da editora executiva e de redação Ana Cristina Pandolfo e da bibliotecária Karine Diniz Herte, para revisão e adequação da Revista para novos processos de avaliação em indexadoras internacionais, além de planejar estratégias de alcance do Qualis A. Criou-se também a SUBCOMISSÃO OJS, sob responsabilidade dos conselheiros Karem Cainelli e Cristiano Freitas Frank, e da bibliotecária Karine Diniz Herte, para planejar, viabilizar e acompanhar o processo de atualização da versão OJS do site além da hospedagem que migrou do servidor da SPPA para a Periódicos em Nuvens. A atualização da versão do OJS viabilizou a implementação do PROTOCOLO OAI (Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH) que permite a interoperabilidade de registros entre o site e as bases de dados.

Ano 2022 – sob a Presidência de Maria Cristina Garcia Vasconcellos e da Diretoria de Publicação de Regina Pereira Klarmann.